Cidades

CHUVAS

Mais de 150 pessoas estão isoladas, desalojadas ou desabrigadas por conta das chuvas em Tupirama

14/01/2022 21h18 - Atualizado em 24/01/2022 16h20
Mais de 150  pessoas estão isoladas, desalojadas ou desabrigadas por conta das chuvas em Tupirama
Foto: Túlio Belarmino

Gabriel Dias

A Prefeitura de Tupirama atualizou nesta sexta-feira, 14, os dados sobre moradores da cidade que foram afetados pelas cheias decorrentes das chuvas aumentaram os níveis do Rio Tocantins e de córregos e ribeiros. Ao todo, são 153 pessoas que tiveram que deixar suas resistências ou estão momentaneamente isoladas por conta do volume de água nos córregos e rios.

No perímetro urbano, segundo a gestão do prefeito do prefeito Ormando Brito, são 21 famílias afetadas, um total de 52 pessoas entre idosos, adultos e crianças. Na zona rural são 39 famílias, sendo 12 delas na Tranqueira e 27 no Bom Será. Ao todo, 103 pessoas na zona rural sofrem as consequências das cheias.

Segundo a subsecretária municipal da Agricultura, Mineração e Meio Ambientes, Francisca dos Santos Monteiro, que faz parte do grupo de emergência criado pela gestão para acompanhar a situação dos moradores, há situações de pessoas que estão isoladas, ou seja sem ter como sair dos seus locais sem ajuda de embarcações, e pessoas que deixaram suas casa por conta do avanço da água e estão desabrigadas (e foram levadas para prédios públicos) ou desalojadas (pessoas que estão em casa de parentes, amigos ou vizinhos).

A subsecretária também conta que a pessoas que deixaram suas casas estão em residências de familiares, em órgãos públicos ou em casas de aluguel social. Ela relata que tem pessoas no espaço cultural da cidade, em um quiosque e se caso for preciso a Escola Municipal Maria José está preparada para receber os cidadãos.


De acordo com o relato dela, o nível do Rio Tocantins baixou um pouco, mas ainda segue causando transtornos.
Tocantins
No Tocantins, passa de 1,9 mil o número de desabrigados e desalojados por causa de enchentes. Atualmente 30 municípios estão sendo monitorados pela força-tarefa enchentes e famílias continuam recebendo ajuda do Corpo de Bombeiros para sair de casa.

A Força-Tarefa Enchente é composta pelos seguintes membros: Corpo de Bombeiros Militar; Defesa Civil; Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas); Secretaria de Estado da Infraestrutura, Cidades e Habitação; Secretaria de Estado da Governadoria; Secretaria de Estado da Saúde (SES); Procuradoria-Geral do Estado (PGE); Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento; Agência de Fomento do Estado do Tocantins (Fomento); Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins).
 

VEJA TAMBÉM: