Fred Alves
Em áudios publicados, nesta semana, no grupo do Movimento Pró-BR 235 em uma rede social, o senador Eduardo Gomes (PMDB-TO) afirmou que foi inserido o valor de R$ 10 milhões no Orçamento da União para 2022 que será destinado à elaboração do projeto de engenharia do trecho da BR-235 que vai de Pedro Afonso (TO) a Alto Parnaíba (MA). O recurso foi destinado após empenho da bancada do Tocantins no Congresso Nacional. Agora, o projeto de 19/2021 segue para sanção presidencial com as mudanças aprovadas por deputados e senadores.
“Muito feliz em comunicar a aprovação, por 51 a 20, do orçamento e com a nossa 235, além dos recursos do projeto que foram garantidos anteriormente, conforme fala do ministro Tarcísio [Infraestrutura]...Dizer que a gente continua na pressão pra desenrolar o projeto executivo da 235 e partir pra obra de verdade, que é o mais importante com a força de todos, todos parlamentares do estado sem exceção”, afirmou o senador, que é líder do governo Bolsonaro no Congresso.
Em outro áudio, o emedebista afirmou que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, está envolvido pessoalmente na realização da 235 e quando o integrante do Governo Federal vir ao Tocantins, o que deve acontecer no próximo mês de janeiro, será dado destaque a obra. Ainda segundo ele, a realização do projeto de engenharia da BR-235 é fundamental para não haver a descontinuidade que houve em tempos passados. “Temos durante o ano, uma série de análises de projetos de lei do orçamento, uma série de outras coisas, que podem fazer até o meio do ano o recurso pra fazer a licitação, desde que o projeto esteja pronto”, explicou.
Avanço
Em 2020,o principal avanço para construção do trecho da BR-235 entre Pedro Afonso e Alto Parnaíba foi a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). Essa etapa antecede a contratação do projeto de engenharia.
BR-235
A BR-235 conta com quase 1.800 km de extensão entre as cidades de Aracaju (SE) e Campos de Prova Brigadeiro Velloso, em Novo Progresso (PA). A rodovia atravessa os estados de Sergipe, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Pará e Tocantins. Em solo tocantinense a rodovia transversal passa pelo território dos municípios de Araguacema, Bom Jesus do Tocantins, Centenário, Colméia, Tabocão, Goianorte, Guaraí, Lizarda, Pedro Afonso, Santa Maria do Tocantins e Tupirama.