Cidades

ALERTA

Chuvas intensas aumentam níveis dos rios Tocantins e Sono; prefeituras alertam população

27/12/2021 11h08 - Atualizado em 27/12/2021 16h11

As Prefeituras de Pedro Afonso e Tupirama divulgaram, nesta segunda-feira, 27, comunicados alertando ribeirinhos, moradores e turistas sobre os riscos provocados pelo aumento do nível dos rios Tocantins e do Sono devido ao grande volume de chuvas dos últimos dias.

Imagens e vídeos mostram as consequências das cheias em locais como o antigo Porto da Balsa, em Pedro Afonso, onde a água atingiu algumas casas e bares; na Passarela Modesto e Rosária Sales, entre Pedro Afonso e Bom Jesus do Tocantins, e também em Tupirama, no porto de onde o barco faz a travessia para Pedro Afonso.



Felizmente até o fechamento desta reportagem não havia informações sobre pessoas desabrigadas ou feridas em virtude das cheias dos rios.

Em nota divulgadas nas redes sociais, a Prefeitura de Pedro Afonso alertou que em virtude do aumento da vazão da Usinas Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, mais conhecida como Usina de Lajeado, é importante que as populações ribeirinhas todo evitem estar em contato direto com as águas do rio Tocatnins para lazer ou pesca. “O comunicado não tem a intenção, em momento algum, de causar pânico, é antes um aviso preventivo para que, assim, possamos juntos evitar maiores problemas”, diz o texto.

A Prefeitura de Tupirama também alertou ribeirinhos e demais usuários: “Devido ao aumento na vazão da Usina hidrelétrica) Lajeado, o nível do Rio Tocantins irá subir nas próximas horas e dias. Em virtude disso, alerta a todos os moradores às margens do rio Tocantins para que fiquem atentos e, se possível, deixar o mínimo de pessoas nessas residências, em especial crianças e idosos, até que o nível do rio volte à sua normalidade. Informa, também, que está com estrutura de plantão para atendimento à população na ocorrência de quaisquer eventualidade ou necessidade. Devido as oscilações na vazão da UHE, evitem a travessia do Rio Tocantins e as atividades de pescas até que não haja mais riscos para essas atividades”.

Outras prefeituras como as de Miracema do Tocantins e Lajeado também emitiram comunicados semelhantes.

Chuvas devem continuar nesta semana

A previsão para os próximos dias é de muita chuva, conforme imagem abaixo:

 

VEJA TAMBÉM: