Um acordo de cooperação técnica envolvendo as áreas de turismo, educação e o agronegócio será formalizado em janeiro de 2022 entre a Embaixada da República Dominicana no Brasil e o Governo do Tocantins.
Articulações realizadas pelo cientista politico Gylwander Peres junto ao Governo Federal Dominicano resultaram na construção de um memorando de entendimento que vai propiciar a celebração de convênios de intercâmbio para estudantes universitários tocantinenses através do oferecimento de bolsas de estudos, de um Termo de Cooperação Técnica na área de turismo do estado, que vai possibilitar a troca de conhecimento, de expertise, do intercâmbio de pessoal, além do desenvolvimento de projetos que visam fortalecer o setor.
No campo do agronegócio será formalizado um termo que prevê cooperação em projetos de inovação e tecnologia na cadeia produtiva agrícola. A ideia é encontrar novas possibilidades de produção e adaptar tudo aos padrões internacionais para a exportação.
Gylwander Peres afirmou que esse acordo será de grande relevância para o Tocantins, pois vai estabelecer parcerias em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado. “A Republica Dominicana é case internacional no setor turístico e tem muito a nos oferecer. Em contrapartida eles têm muito interesse no nosso agronegócio”, afirmou o pedroafonsino.
A partir da assinatura, equipes técnicas de ambas as partes formarão grupos de trabalhos para executar os projetos de cooperação.