No último dia 5 de novembro, a Valec realizou o leilão para a concessão e exploração do terminal intermodal do pátio de Guaraí (TO), nos arredores da Ferrovia Norte-Sul (FNS). O vencedor vai utilizar a ferrovia para escoar cargas por meio do terminal instalado na área da Valec.
A empresa MSB Minerações foi a ganhadora e vai explorar o terminal pelo período de 15 anos, transportando granéis sólidos minerais. O superintendente de Negócios da estatal, Diógenes Alvares, destacou que o novo terminal vai aumentar a participação do modo ferroviário na matriz de transporte nacional, com mais incremento de carga. “Essa é a participação da Valec na missão de fomentar o transporte ferroviário nacional”, concluiu.
Terminal de Guaraí
O local possui áreas com potencial de instalação de terminais de armazenagem e transbordo de cargas. Atualmente, grandes empresas nacionais e estrangeiras já utilizam a ferrovia para escoar suas mercadorias, por meio de diversos terminais instalados em áreas da Valec espalhadas nos 14 pátios ferroviários multimodais presentes ao longo da Ferrovia Norte-Sul.
Próximos passos
O próximo passo é a assinatura do contrato de concessão de uso. Feito isso, a empresa assumirá a área para dar início às obras do terminal e iniciar a operação.