Fred Alves
Prevista para começar às 14 horas do dia 30 de setembro, no plenário da Câmara Municipal de Pedro Afonso, a audiência pública de prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde referente ao 1º e 2º quadrimestres de 2021, começou com uma hora e 15 minutos de atraso. O motivo, segundo fontes ouvidas pelo Portal CNN, foi a ausência da maioria dos vereadores.
Quando a reunião iniciou apenas três dos nove vereadores estavam presentes, Sipriano Soares (SD), presidente da Casa de Leis, Jader Mariano (PDT) e Marquin Catabriga (DEM).
Depois de uma espera, a secretária de Saúde, Kelma de Sousa França, iniciou a prestação de contas, e pouco tempo depois os vereadores João do Povo (Cidadania) e Lili Benício (PDT) chegaram ao plenário.
Faltaram à reunião, que mostrou os gastos e ações da Saúde municipal, os parlamentares Mirleyson Soares (PDT), que recentemente cobrou a prestação de contas, Gislayson Lacerda (PDT), que também atua na área de saúde como agente de endemias, e os recém-eleitos presidente e vice-presidente da Câmara de Pedro Afonso para o ano de 2022, Breno Alves (PDT) e Joilson Boca Preta (SD).
Mirleyson Soares informou, por meio do vereador Jader Mariano, que não compareceu por “motivos de força maior”.
Já Lili Benício disse que chegou após o início da reunião porque estava em Palmas acompanhando um morador de Pedro Afonso que pleiteava um benefício, e também pleitando a construção de poço artesiano numa associação.
Cerca de 40 profissionais da Saúde municipal, de diferentes áreas, acompanharam a prestação de contas que durou cerca de duas horas.