Segurança e Justiça

AVALIAÇÃO

Militares do 3º BPM realizam de teste de aptidão física

05/11/2021 17h58 - Atualizado em 09/11/2021 14h31

Trinta e dois militares que integram o efetivo do 3º BPM participaram, no 5 de novembro, do teste de aptidão física (TAF), realizado anualmente pela Polícia Militar. A atividade também contou três militares lotados no 7º BPM, com sede em Guaraí.

Durante o TAF, que ocorreu na área do Loteamento Castanheiras, em Pedro Afonso, os militares fizeram exercícios de flexão de braço na barra fixa, flexão abdominal e flexão de braço no solo, seguido da corrida com duração de 12 minutos.

As atividades foram coordenadas por uma equipe do Departamento de Educação Física e Desporto da Polícia Militar do Tocantins composta pelos sargentos Luciana e Andrade, e pelo comandante do 3º BPM, major Aderlan.

Segundo o comandante da unidade, o TAF é importante para que os educadores físicos da Polícia Militar do Estado do Tocantins, assim como o próprio militar, saibam quais seus pontos fortes e o que precisa melhorar no aspecto físico. “A obrigatoriedade do TAF leva o militar a estabelecer uma rotina para se preparar e, consequentemente, se manter em condições físicas exigidas para o desempenho de sua função”, ressaltou.

Major Aderlan ainda lembrou que o TAF é precedido de uma inspeção médica, composta por uma larga bateria de exames médicos e laboratoriais. “Nessa etapa, a equipe médica da PMTO pode avaliar a saúde do militar, podendo descobrir doenças ou problemas de saúde precocemente”, explicou.

Para reforçar a importância dos exames preliminares, o tenente Ferreira, lotado na unidade, citou uma situação ocorrida no batalhão em que servia antes de vir para o 3º BPM. Segundo ele, dois militares tiveram problemas de saúde e um deles procurou atendimento médico e ficou bem, já o outro foi negligente e, infelizmente, acabou falecendo.

O resultado do TAF será divulgado em breve.

 

VEJA TAMBÉM: