Da Redação
Após a repercussão da reportagem publicada pelo Portal CNN, no sábado, 11, informando sobre o fechamento da Unidade Penal Feminina de Pedro Afonso, a Prefeitura de Pedro Afonso enviou, na manhã desta segunda-feira, 13, cópia de um ofício (veja no final da matéria) – assinado pelo vice-prefeito Meneses (PDT) – encaminhado ao deputado estadual Léo Barbosa (Solidariedade), solicitando ao parlamentar que fizesse gestão junto aos órgãos competentes para a permanência da unidade prisional no município.
Como mostrado pelo Portal CNN, a Unidade Penal Feminina de Pedro Afonso foi desativada no último dia 3 de setembro, pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), e as nove mulheres privadas de liberdade custodiadas na unidade foram transferidas para a Unidade Penal Feminina de Miranorte.
O documento divulgado pela Prefeitura de Pedro Afonso destaca que a Unidade Penal Feminina de Pedro Afonso possui histórico positivo na recuperação social das mulheres privadas de liberdade, que chega a 70%, o que levou a instituição ser reconhecida pelo prêmio Innovare, que identifica, divulga e difundi práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.
A reportagem confirmou com a chefia de gabinete da Prefeitura de Pedro Afonso que até o fechamento desta reportagem, o deputado estadual Léo Barbosa não havia respondido o ofício enviado pela administração municipal.
Em conversa rápida pelo WhatsApp com o Portal CNN, o prefeito Joaquim Martins Pinheiro Filho afirmou que também conversou pessoalmente com o governador Mauro Carlesse (PSL) sobre o assunto, e ouviu que a medida foi tomada para economizar já que a Unidade Penal Feminina de Pedro Afonso estava ociosa e tinha vagas.
Também foi questionado para a gestão municipal se algum documento oficial foi enviado à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) solicitando que a Unidade Penal Feminina de Pedro Afonso não fosse fechada, mas o Portal CNN não obteve retorno.