Fred Alves
Um dos principais nomes da cultura de Pedro Afonso, Uadir de Matos Lima, conhecido como Didi Lima, de 73 anos, faleceu neste sábado, 12 de setembro, em Goiânia (GO), onde morava há vários anos, em consequência de um acidente automotivo.
O velório ocorreu na tarde desta segunda-feira, 13, no Cemitério Jardim das Palmeiras, na capital goiana.
.
Didi Lima era casado e deixa três filhos e sete netos.
Didi Lima é autor da canção Berço Amado (confirma aqui), também conhecida como Pedro Afonso cidade bela, música que apesar de nunca ter sido oficializada, é considerada como o hino de Pedro Afonso sendo muito executada nos carnavais e festas populares. Também trabalhou por vários anos como mestre de cerimônias.
Em julho de 2016, na edição do Jornal Centro-Norte Notícias em homenagem aos 169 anos de fundação de Pedro Afonso (clique aqui e confira), Didi Lima contou a história por trás da composição.
O compositor disse que a canção surgiu por acaso, como uma forma de estancar a saudade da cidade e das pessoas que em Pedro Afonso tinha deixado. “Eu era estudante em Goiânia nos idos dos anos 65 a 69 e certo dia, sentado na calçada, peguei um pedaço de papel e um lápis e deixei fluir a saudade que sentia dos meus pais, da minha cidade e da namoradinha que aí tinha deixado”, lembrou Didi.
O artista ainda revelou que durante muitos anos os versos ficaram engavetados, até que um dia decidiu compor a melodia para a música. “Durante vários anos foi apenas uma poesia, até que um dia resolvi colocar uma música naquela letra. A iniciativa de fazer uma música para aquela poesia veio do meu engajamento como músico nos tempos do conjunto musical Os Titãs, juntamente com meus irmãos Zeca Lima e Juarez Lima”, lembrou.
Também faziam parte da banda Os Titãs, que animou as noites pedroafoninas entre os anos 1969 e 1974, os músicos Abel Silva, Jonas e Iramu.
Questionado sobre o fato da música, que nasceu de forma despretensiosa, ter ganhado tanta notoriedade dentro e fora de Pedro Afonso, sendo referência para seu povo, Didi diz que nunca teve a intenção de transformá-la em um símbolo da cidade, mas sentia-se honrado pela notoriedade que ela ganhou.
“Confesso que nunca tive a pretensão de transformá-la em um símbolo de minha cidade e também nunca imaginei que meus conterrâneos me honrassem com o gosto por essa música que para a minha alegria e prazer se tornou na vontade popular, principalmente dos pedroafonsinos que vivem distante, num hino de nossa cidade”, confessou o compositor.
“Berço Amado” ou “Pedro Afonso cidade Bela” narra uma Pedro Afonso aconchegante, de beleza e receptividade únicas. Uma cidade que deixa saudades aqueles que por aqui viveram ou passaram.