Fred Alves
Assim como foi antecipado pelo Portal CNN, o governador Wanderlei Barbosa (sem partido) nomeou, no dia 25 de outubro, dois representantes de Pedro Afonso para comporem seu novo secretariado em duas das mais importantes pastas.
O ex-prefeito Jairo Mariano e atual presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), assumiu interinamente a Secretaria da Fazenda. Ele substitui Sandro Henrique Armando e continua na gestão da Adetuc.
Jairo Mariano é contador, foi prefeito de Pedro Afonso por dois mandatos consecutivos – de 2013 a 2020 – e presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) por dois mandatos. Ele também é o atual presidente regional do PDT.
O outro representante de Pedro Afonso nomeado foi o delegado da Polícia Civil Wlademir Costa Mota Oliveira, que comandará a Secretária de Segurança Pública (SSP) em substituição ao delegado da Polícia Federal Cristiano Sampaio, exonerado recentemente.
Wlademir Mota já foi subsecretário da pasta por um curto período em 2018.
O Diário Oficial de ontem, além da nomeação de novos titulares para as pastas que tiveram gestores afastados pela Justiça, também trouxe mudanças em outras secretárias.
Veja as outras mudanças:
Secretaria de Governo - Divino Allan Siqueira foi substituído por Joseph Madeira.
Secretaria de Parcerias e Investimentos - José Humberto Filho substitui Claudinei Quaresemin.
Secretaria da Casa Civil - Rolf Vidal deixou o cargo e assumiu interinamente Sebastião Pareira Neuzin, até ser nomeado um novo titular.
Secretaria da Saúde - sai Edgar Tollini e entra Afonso Piva de Santana.
Secretaria Extraordinária de Ações Estratégicas - sai Keliton Barbosa, novo titular não foi nomeado
Secretaria de Comunicação - Élcio Mendes saiu, mas novo titular não foi nomeado.
Secretaria da Indústria - sai Tom Lyra e entra Carlos Humberto Além de novos titulares para as pastas que tiveram gestores afastados pela Justiça, houve ainda mudanças em outros departamentos.
Secretaria Extraordinária de Assuntos Parlamentares - Darci Martins Pinheiro entrou no lugar de José Humberto Marques.
Além disso, Rafael Sulino de Castro foi nomeado para substituir Inejaim Siqueira. Ele vai ficar como secretário executivo na Secretaria de Administração, cargo responsável por gerir o Servir (antigo Plansaúde), um dos epicentros da investigação que levou ao afastamento de Carlesse. (Com informações do G1 Tocantins)