Política

GOVERNADOR INTERINO

Wanderlei Barbosa pretende manter equilíbrio fiscal e dar sequência a projetos

21/10/2021 15h47 - Atualizado em 26/10/2021 16h18

No dia 21 de outubro, o governador do Tocantins, em exercício, Wanderlei Barbosa (sem partido) fez o primeiro pronunciamento público após o afastamento do titular, Mauro Carlesse (PSL), por decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

Conforme divulgado pelo Portal CT, apesar de indicar um isolamento dentro do Palácio Araguaia, o novo chefe do Executivo garantiu que irá manter o secretariado e que dará continuidade aos projetos em andamento, dando destaque para o “Tocando em Frente” e a concessão dos serviços turísticos do Parque Estadual do Jalapão. Sobre as pastas que ficaram sem comando – Parcerias e Investimentos (SPI), de Claudinei Quaresemin; e Segurança Pública (SSP), de Cristiano Sampaio –, o gestor informou que ainda discutirá nomes dos substitutos.

"A minha cabeça está focada em trabalhar para manter nosso compromisso com o funcionalismo público, com o equilíbrio fiscal e com o nosso dever de atender bem a população, porque foi para isso que fomos eleitos”, afirmou.

Além do compromisso com os servidores, o governador Wanderlei Barbosa destacou que também dará continuidade a projetos importantes para a população tocantinense, como o “Tocando em Frente”. “As políticas em execução foram pensadas por uma equipe técnica competente, os projetos que estão em andamento, como o Tocando em Frente, serão mantidos. Nós continuaremos a prestar um serviço relevante, porque foi esse compromisso que assumi quando fui eleito, o de fazer o melhor para o Estado, independentemente do momento", frisou.

Com o programa Tocando em Frente, todos os 139 municípios estão sendo beneficiados. Até o final de 2022, os investimentos serão de mais de R$ 2,9 bilhões. Já foram contemplados com Ordens de Serviços para infraestrutura das vias urbanas, 20 municípios da região sul do Tocantins.

Outro exemplo de importante programa do Governo do Tocantins, é o TO Mais Jovem, que via inserir mais de 5 mil jovens, de 16 a 21 anos, no mercado de trabalho por meio de atividades laborais exercidas nos órgãos que compõem a Administração Direta e Indireta da Gestão Estadual.

“Todos os projetos do Governo têm um planejamento e, dentro desse planejamento, nós colocaremos em prática esse projeto do TO Mais Jovem, como também continuaremos com a compra de cestas básicas, kit de alimentos para os alunos da rede estadual de ensino, kits rurais com o Ruraltins [Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins] e tudo aquilo que pudermos fazer para a população nesse momento de crise causado pela pandemia, nós faremos”, enfatizou o governador em exercício, Wanderlei Barbosa.

Segurança Jurídica

Durante a coletiva de imprensa, o Governador em exercício ressaltou que segurança jurídica é uma marca da gestão e que o governo está empenhado em mantê-la. “Os convênios que estavam em atraso nós recuperamos para poder fazer novos investimentos, como por exemplo em rodovias, que são importantes para o escoamento das nossas produções. Este é um Governo de realizações e eu farei, junto com secretários e deputados, uma discussão ampla sobre todos os setores que nós precisamos crescer”, reforçou o Governador.

Uma política fiscal de austeridade, com respeito ao empresário, também foi citada pelo governador em exercício, Wanderlei Barbosa, como ações que farão parte da sua gestão durante o tempo em que estiver no governo. “Nós queremos constituir um ambiente saudável para o desenvolvimento dos setores produtivos, mas ainda temos muita coisa para fazer", afirmou.

Secretariado e funcionalismo público

“No momento eu não penso em mudanças. Nossos secretários estão sendo coerentes na prestação do serviço, nós temos um governo de coesão e de respeito mútuo. O que faremos será um trabalho de fortalecimento das nossas ações”, respondeu o governador em exercício Wanderlei Barbosa quanto aos questionamentos sobre possíveis mudanças no secretariado estadual.

Sobre o funcionalismo público, o governador em exercício, Wanderlei Barbosa, frisou que a agenda em curso também será seguida. “Os servidores públicos podem ficar tranquilos que nós também manteremos a agenda de trabalho de recuperação das suas carreiras que foram reprimidas por conta da pandemia”, finalizou. (Com informações da Secom)

Leia também:

Governador do Tocantins, Mauro Carlesse, é afastado do cargo por determinação do STJ


 

VEJA TAMBÉM: