Nos dias 19 e 20 de novembro, profissionais da área técnica da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) realizaram o plantio de soja em oito alqueires na área experimental implantada na Fazenda Uruçu, no município de Pedro Afonso.
Na ocasião foram cultivadas 33 variedades, 17 delas precoces – que é colhida mais cedo e possibilita o plantio do milho segunda safra na época certa –, com o objetivo de observar aspectos como adaptabilidade à região, produtividade e resistência a pragas e doenças.
Os resultados dos experimentos serão divulgados na 12ª Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região, prevista para acontecer no início de 2022.
O plantio foi realizado pelos engenheiros agrônomos da Coapa João Rossini Catabriga e Isadora Narciso Cerqueira Moraes, e o estoquista José Roberto Miranda Moreira, com apoio do operador de plantadeira Iron, cedido pelo cooperado Luiz Gilberto Ramos, proprietário da Fazenda Uruçu.
As sementes foram disponibilizadas pelas empresas parceiras KWS, Basf, Progresso, Seedcorp, Dois Marcos, Boa Safra, Campeã, Unigeel e J&H.
Experimento em Santa Maria
Na safra 2021/2022, a Coapa com apoio de uma empresa parceira também está realizando um experimento com soja no município de Santa Maria do Tocantins. Recentemente foi cultivada uma nova variedade da oleaginosa numa área de um hectare e meio da Fazenda Arraias, de propriedade dos cooperados Leonardo e Leandro Basso.
O trabalho está sendo conduzido pelo agrônomo João Rossini Catabriga.