Educação e Cultura

A UNIÃO FAZ A VIDA

COED é a 1ª do TO a receber programa de cooperação e cidadania

06/08/2021 10h23 - Atualizado em 11/08/2021 08h17

A Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed) é a primeira instituição de ensino do estado do Tocantins a receber o programa “A União Faz a Vida”, iniciativa do Sicredi MS/TO. O termo de cooperação formalizando a parceria foi assinado no dia 5 de agosto, na sede da cooperativa em Pedro Afonso.

O programa existe desde 1995, e, por meio da educação cooperativa, desenvolve os princípios de cooperação e cidadania para crianças e jovens brasileiros, mudando assim a vida deles, de suas famílias e comunidades. A iniciativa começou na cidade de Santo Cristo, no Rio Grande do Sul.

O evento foi tão importante que o presidente do Sicredi União MS/TO, Celso Régis, fez questão de participar e destacar que Coed reúne todos os atributos para receber o programa que já está presente em 2.600 escolas brasileira e atende, atualmente, 3 milhões de estudantes em 475 cidades de 12 estados. Além disso, ainda tem a participação de 150 mil educadores 

“Ficamos felizes pela Coed ter aceito o desafio de receber e desenvolver o União Faz a Vida. Com certeza vamos contribuir para que essas crianças cresçam com uma visão mais humana e tenhamos um futuro mais solidário”, disse Celso Régis,

Feliz pela parceria firmada, o gerente do Sicredi em Pedro Afonso, Luiz Eduardo, que fez a interlocução para a implantação do projeto, agradeceu a direção e educadores da Coed pela parceria, e também o apoio da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), na oportunidade representada por seu presidente Ricardo Khouri, e pela agente de Desenvolvimento Cooperativista, Maria Silvana Ramos.

Para a presidente da Coed, Gleide Américo de Azevedo, o desenvolvimento do programa “União Faz a Vida” vai beneficiar não apenas a escola, mas também a comunidade de Pedro Afonso como um todo. Ainda segundo a gestora, “os alunos estão ansiosos para iniciarem as atividades”.

Próximos passos
Após a formalização da participação da Coed no programa “União Faz a Vida”, nos próximo meses acontece a fase do desenvolvimento dos professores que trabalharão em Projetos que farão parte do programa.

A intenção é que os educadores apliquem a metodologia interdisciplinar que promoverá atitudes e valores de cooperação para os 140 alunos do jardim ao 9º ano do ensino fundamental da escola.
 

VEJA TAMBÉM: