Fred Alves
Uma cena é cada vez mais comum para quem trafega nas estradas rurais de nossa região: o descarte de lixo à beira das rodovias e estradas vicinais. A situação incomoda e revolta moradores de fazendas, sítios e chácaras. Encontra-se de tudo um pouco, desde móveis, restos de construção, a lixo doméstico em sacos.
Uma morador da zona rural de Bom Jesus do Tocantins, que pediu anonimato, lamentou o desrespeito com quem reside no campo. “É muita falta de respeito com o próximo, falta de educação e consciência ambiental”, disse o agricultor que faz questão de juntar todo seu lixo e traz para descartar no lixão de Pedro Afonso.
O problema ainda ocorre nas áreas rurais de Pedro Afonso como conta um pecuarista que também pediu par não ter o nome divulgado. "Por que, ao invés de levar para o lixão este monte de lixo, trazem para a área rural? Isso faz mal ao meio ambiente e para a saúde das pessoas, pois juntam insetos peçonhentos”, disse revoltado.
Crime ambiental
Conforme a legislação ambiental brasileira, é crime ambiental descartar lixo em local inadequado com pena que varia de 1 a 5 anos de prisão, além de multa mínima no valor de R$ 5 mil que pode chegar a R$ 50 milhões.
Denuncie
Quem flagrar alguém jogando lixo em local inapropriado, seja na zona rural ou na cidade, pode denunciar anonimamente nos seguintes canais:
Linha Verde Naturaitns - 0800 063 11 55
Linha Verde Naturatins Zap - (63) 99106-7787
(segunda-feira à sexta-feira das 08h às 14h)
Ouvidoria Prefeitura de Pedro Afonso - (63) 3466-1604