Neste mês de julho, a conta de luz deve causar um impacto considerável no orçamento das famílias tocantinenses. Recentemente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste anual da tarifa de energia elétrica no Tocantins, sendo 3,04% para consumidores baixa tensão, como residenciais, e 4,04% para média e alta tensão, a exemplo da indústria. Junto com a autorização do aumento da conta de luz tocantinense, a Aneel também reajustou a bandeira tarifária vermelha patamar 2 em 52% para todo o país, o que significa uma cobrança de R$ 9,492 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Vale reforçar que o reajuste tarifário anual é um processo regulado, previsto no contrato de concessão. Estes contratos apresentam regras bem definidas a respeito das contas de luz, bem como a metodologia de cálculo dos reajustes realizados pela Aneel para todas as distribuidoras de energia do país. Importante esclarecer também que o sistema de Bandeiras Tarifárias é regido e definido exclusivamente pelo Governo Federal, através da Aneel, e serve para sinalizar quanto à geração de energia produzida no país.
Diante dos aumentos, o Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins (CEETO) reforçou a campanha “Consumo Eficiente”, que orienta o consumidor a poupar energia e incentiva o uso consciente do serviço. As peças publicitárias – vídeo, spots para rádios e cards para redes sociais trazem dicas sobre pequenos cuidados para o tocantinense controlar o consumo de energia elétrica e gastar um valor dentro das suas possibilidades financeiras.
“Com uma linguagem simples e direta, estamos levando dicas de economia de energia para todas as regiões do Tocantins”, explicou o presidente do CEETO, Rudnei Fonseca.
Dicas para economizar energia elétrica:
- Em dias não muito quentes, utilize o ventilador. O uso do aparelho pode garantir uma economia de até 80% nos gastos com energia elétrica.
- Deixe o celular carregando somente o período necessário em vez de dormir com o aparelho conectado a noite inteira.
- Não deixe a impressora, caixa de som, estabilizador, tela e acessórios do computador ligados sem necessidade.
- Utilize ao máximo a iluminação natural e quando estiver usando a luz elétrica apague sempre que deixar o ambiente.
- Utilize a máquina de lavar somente quando acumular a quantidade de roupas próxima do limite máximo ou, se precisar, selecione os modos com menor consumo de água.
- Compre eletrodomésticos que tenham, preferencialmente, o Selo Procel de Economia de Energia.
- Só deixe a geladeira aberta o tempo que for necessário.
- Não coloque alimentos quentes dentro da geladeira.
- Mantenha o filtro do ar-condicionado sempre limpo, e o termostato regulado. Deixe as portas e as janelas do ambiente bem fechadas durante o seu uso.
- Roupas e tênis não devem ser colocados atrás da geladeira, pois isso aumenta o consumo de energia.