Cidades

SEM MANUTENÇÃO

Ciretran de Pedro Afonso será fechada caso a Prefeitura não faça melhorias em prédio da unidade

09/06/2021 09h12 - Atualizado em 10/06/2021 16h34

Fred Alves

O município de Pedro Afonso corre o risco de perder um de seus mais importantes órgãos estaduais: a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Isso porque o prédio onde a unidade funciona na Rua Constâncio Gomes tem graves problemas em sua estrutura, situação inclusive relatada em uma notificação emitida pela Vigilância Sanitária Municipal após vistoria realizada no último dia 1º de junho, e precisa de manutenção urgente.

Em nota (veja completa no final da matéria), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO) informou que por meio de parceria a Prefeitura de Pedro Afonso fornece o prédio e as instalações para o órgão estadual atender os usuários de Pedro Afonso e região, e “está no aguardo das reformas e alterações necessárias no prédio, não havendo, a parceria será findada pelo não cumprimento do acordo por parte da prefeitura”.

Atualmente, o Ciretran de Pedro Afonso, que funciona no município desde fevereiro de 2006, tem 12 servidores ativos e quatro terceirizados que atendem, em média por mês, um total de 2 mil usuários das cidades de Pedro Afonso, Tupirama, Bom Jesus do Tocantins, Santa Maria do Tocantins, Rio Sono, Recursolândia e Centenário.

Problemas
Conforme informado pelo Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe-TO), que ouviu servidores e visitou o Ciretran de Pedro Afonso, entre os problemas encontrados no prédio estão a fiação exposta com risco de choque elétrico; odor vindo da fossa que atingiu a capacidade máxima, de modo que o cheiro putrefato impede que qualquer pessoa permaneça no local sem passar mal; mofo nas paredes, tetos e portas; rachaduras nas paredes, tetos e portas; infestação de cupins; vasos sanitários que não funcionam a descarga; banheiros sem porta; e falta de água potável – água suja e com gosto de lodo que não serve nem para lavar as mãos (a caixa d´água não é limpa há anos) e falta de ar-condicionado.

Confirma a íntegra da nota do Detran/TO:

Nota

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), informa que a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Pedro Afonso é uma parceria da Prefeitura Municipal com o Governo Estadual. A gestão municipal fornece o prédio e as instalações para o Detran/TO operar e realizar os atendimentos aos usuários da cidade e região de Pedro Afonso. Portanto, a notificação feita pela vigilância sanitária municipal, foi recebida e repassada para a prefeitura do município, responsável pela manutenção das instalações. A gestão do Detran/TO está no aguardo das reformas e alterações necessárias no prédio, não havendo, a parceria será findada pelo não cumprimento do acordo por parte da prefeitura.


Leia também:

Precariedade do prédio da Ciretran de Pedro Afonso leva sindicato a requerer a interdição do local

VEJA TAMBÉM: