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PEDRO AFONSO

Consumidores reclamam do valor da tarifa de água no Joaquim de Matos Lima e de “gatos” no Canavieiras; Sisapa explica situações

23/08/2021 15h55 - Atualizado em 26/08/2021 16h30

Pérola Venâncio

Moradores do setor Joaquim de Mato Lima, em Pedro Afonso, procuraram a reportagem do Portal CNN reclamando dos valores cobrados nas contas de água que chegaram neste mês de agosto. Alguns consumidores temem não conseguir pagar os próximos talões, por conta do impacto financeiro causado pela pandemia da Covid-19. Todos que fizeram relatos pediram para não terem os nomes citados.

“Estou desempregado e já tinha dificuldade pra pagar a taxa mínima. Imagina agora nesse preço”, se queixou um cidadão.

Além da taxa mínima de R$ 28,00 para quem consome até 15 m³, estabelecida pelo Sistema de Abastecimento de Água de Pedro Afonso (Sisapa), a conta de alguns moradores do bairro ultrapassou a média que era cobrada normalmente. “Todo mundo aqui tá reclamando, tem gente que recebeu a conta de R$ 90,00. Eu tive corona, fiquei com sequela e ainda tô desempregada. A gente mora entre dois rios e devia pagar era R$ 10,00. Cadê o prefeito e vereadores pra dar uma resposta?", questionou uma consumidora.

Procurado pela reportagem do Portal CNN, o diretor do Sisapa, Edilson Júnior, informou que o consumidor pode procurar a empresa para uma reavaliação da leitura do consumo de água. "Os moradores que entendem que sua fatura veio alta, fora da sua média, podem procurar o escritório solicitando uma vistoria. Nós iremos direcionar uma equipe para fazer uma vistoria no hidrômetro, na leitura, para saber se houve mesmo aquele consumo ou se existe um vazamento na propriedade do consumidor”, afirmou.

Edilson Júnior ressaltou que para essa vistoria ser realizada, os moradores têm um prazo de 30 dias a partir da data da leitura para entrar em contato e abrir uma ordem de serviço. Em seguida, conforme assegurou, uma equipe vai até ao local indicado pelo consumidor fazer a vistoria. Caso seja constatado um problema no hidrômetro ou na leitura, o consumidor irá pagar somente a média calculada de acordo com as contas anteriores. Caso seja consumo ou vazamento, o valor deverá ser pago pelo usuário.

Para fazer solicitar a vistoria, o consumidor deverá anotar os números escritos no hidrômetro da propriedade e depois contatar a Sisapa, indo ao escritório localizado na Rua Benjamin Constant, nº 891, no centro de Pedro Afonso, ou ligando na ouvidoria municipal através do número (63) 3466-1604.

Falta de hidrômetros

Além do aumento da conta de água, os moradores também alertam sobre um possível desvio de água. De acordo com um consumidor, que também optou pelo anonimato, várias casas do setor Canavieiras não possuem hidrômetros e não pagariam pelo serviço. Ele supõe que existam ligações de água irregulares, conhecidos popularmente como “gatos”, feitas pelas equipes do próprio Sisapa.

“São todas ligações diretas de água, sem hidrômetro para medir o consumo. Pior ainda, são gatos feitos pelo próprio pessoal do Sisapa, que até deixa de fazer a leitura dos hidrômetros existentes”, apontou o consumidor que constatou o problema há cerca de um ano.

Em entrevista ao Portal CNN, o diretor do Sisapa, Edilson Júnior, explicou que faltam hidrômetros para atender a grande quantidade de pedidos de ligação de água. Por conta disso, a autarquia optou por usar cavaletes de água na hora de fazer a ligação, de forma improvisada. De acordo com o gestor, já foram licitados 800 hidrômetros para substituir os que estão quebrados e os cavaletes. A previsão é que os equipamentos cheguem ainda neste mês de agosto.

O diretor ainda explicou que nas propriedades que não têm hidrômetro, o consumidor paga somente a taxa de R$ 28,00 porque não é possível fazer a leitura do consumo, mas a partir da colocação do hidrômetro, o usuário irá pagar a taxa mínima mais o consumo. No portal da transparência, que pode ser acessado neste link, você encontra as solicitações dos 800 hidrômetros.


 


 

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