Quatros homens com idade entre 19 e 24 anos foram presos no dia 26 de agosto, por policiais civis da 50°DP de Pedro Afonso. Os suspeitos teriam perseguido, roubado e espancado um casal no dia 21 de agosto, no município. Um dos homens também teria violentado sexualmente a vítima. O cumprimento dos mandados de prisão preventiva foram coordenados pelo delegado de polícia Bernardo José Rocha Pinto.
De acordo com o delegado, na madrugada do último sábado, o casal estava em uma festa no setor Canavieiras, em Pedro Afonso, quando teria discutido. Ao voltar para casa os foram abordados por um veículo modelo Palio onde estavam quatro indivíduos, e nas imediações do setor Aeroporto II os criminosos conseguiram fechar o veículo das vítimas.
No Pálio estavam quatro indivíduos, três desceram e um ficou na direção, um deles com uma arma de fogo, agrediu o casal, com socos, chutes e coronhadas, o que provocou lesões na cabeça e rosto das vítimas. Os autores subtraíram dois aparelhos celulares, dois pendrives, um facão e um canivete. Um dos suspeitos ainda obrigou a mulher a ter relações sexuais, sob ameaça de que caso não fizesse, agrediria ainda mais o namorado e caso procurassem a polícia seriam mortos.
Após a comunicação do crime a polícia deu início às investigações, quando localizaram o veículo dos autores no bairro onde ocorreu o fato. Na ocasião, um dos homens estava dentro do veículo, e com ele foram encontrados um dos aparelhos celulares e o facão, roubados. Os outros três autores também foram localizados e identificados pelas vítimas.
A autoridade policial representou pela prisão preventiva, que foi decretada pelo juiz criminal da comarca. O indivíduo que estava no veículo, também foi autuado em flagrante pelo crime de receptação, uma vez que estava com um outro celular, roubado em Palmas, e pelo crime de falsa identidade por ter se identificado falsamente no ato do interrogatório.
Um dos homens também responde por nove ações penais de crimes diversos, entre eles roubo, furto e receptação, ele também tinha um mandado de prisão em aberto, pelo crime de roubo qualificado em Miracema de Tocantins. Dos outros três autores, dois respondem por atos infracionais, cometidos quando eram menores de idade, sendo furto, desobediência e dirigir veículo sem habilitação. Todos foram encaminhados para o presídio de Guaraí. (Com informações da SSP-TO)