Cidades

CONTRA COVID

Pedro Afonso, Tupirama e Bom Jesus realizam vacinação de pessoas com comorbidades

13/05/2021 17h05 - Atualizado em 19/05/2021 16h24

Henrique Lopes

Os municípios de Bom Jesus do Tocantins, Pedro Afonso e Tupirama iniciaram, nesta semana, a vacinação contra Covid-19 de pessoas com comorbidades, que têm alguma doença ou agravo prévio, tornando-as mais vulneráveis às complicações da doença (veja mais ao final da matéria).

Para serem imunizados, os pacientes com comorbidades devem apresentar documentos pessoais com foto, cartão de vacina e laudo ou relatório médico comprovando a condição.

Em Pedro Afonso, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 250 doses para vacinação de pessoas com idades entre 55 e 59 anos, mas conforme a equipe de imunização a estimativa é que cerca de 700 pessoas se enquadram neste grupo de vacinação.

Ao todo, o município que tem cerca de 16 mil habitantes, já aplicou 2.373 doses do imunizante AstraZeneca em grupos prioritários formados por profissionais de saúde, idosos, membros de equipes de segurança e indígenas.

Em Bom Jesus, o total recebido para imunização de pessoas com comorbidades foi de 45 doses. O município, que tem uma população estimada de 5 mil habitantes, também segue vacinando os idosos e, no total já imunizou 703 pessoas.

Conforme dados da Saúde do município, parte dos pacientes com comorbidades já foi vacinada pelo critério de idade, já que se enquadraram no grupo de idosos. Entretanto, a equipe de imunização está fazendo o levantamento geral dos pacientes que precisam receber o imunizante, em outras faixas etárias.

Já na cidade de Tupirama, foram disponibilizadas 50 doses para comorbidades para tender 30% do público estimado, que terá idade mínima de vacinação a partir dos 18 anos.

Informações da Secretaria de Saúde destacam que a cidade tem 81 pessoas com comorbidades. Entretanto, a secretária Cristiana Cléia Quitaiski informou que ainda não é possível confirmar este quantitativo devido ao público de hipertensos ser seleto conforme o plano nacional preconiza.

Saiba mais
O Ministério da Saúde publicou uma nota técnica com as diretrizes da vacinação da Covid-19 para o grupo das comorbidades, que está sendo contemplado pelo Plano Nacional de Imunizações.

Como a vacinação ocorre em etapas, dependendo das remessas enviadas pelo Ministério da Saúde aos Estados conforme produção dos laboratórios, a priorização da vacinação acontecerá, em todo o país, da seguinte forma:

Fase 1 serão vacinadas:
- as pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos;
- pessoas com doenças renais que fazem tratamento por diálise maiores de 18 anos;
- gestante e puérperas (passaram há menos de 45 dias pelo parto) e têm alguma comorbidade, maiores de 18 anos;
- pessoas com 55 a 59 anos com comorbidades;
- pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

Na fase 2, será aberta a vacinação para demais pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC e gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes e divididas por idade, assim como ocorre no grupo dos idosos. Após completar a faixa das pessoas de 55 a 59 anos, inicia-se a aplicação nas pessoas com 50 a 54 anos, depois 45 a 49 anos e assim por diante, até os 18 anos.

 

VEJA TAMBÉM: