Fred Alves
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), informou que a obra da Escola de Tempo Integral, padrão 1500 alunos, no município de Pedro Afonso, será retomada nos próximos dias, com a assinatura da ordem de serviço pelo governador Mauro Carlesse. Inicialmente anunciado para ocorrer no último dia 24 de junho, o ato de assinatura agora está previsto para o final deste mês.
“Com a assinatura da ordem de serviço da ETI de Pedro Afonso, o Governo do Tocantins terá cumprido o compromisso de retomar todas as obras de Escolas de Tempo Integral Padrão que se encontravam paralisadas há anos no Tocantins, uma destas escolas, inclusive, já foi concluída e entregue à comunidade: a Escola de Tempo Integral Jardenir Jorge Frederico, no Setor Maracanã, em Araguaína. Todas as demais, estão em construção, em ritmo acelerado”, diz a nota enviada pela Secretaria Estadual da Comunicação.
A reportagem do Portal CNN esteve no local da obra que estava abandonado, e constatou que foi realizada limpeza e uma nova placa foi colocada, onde consta que a obra está avaliada em R$ 9.423.386,71, e será executada pela empresa Irka Construções LTDA.
Obra esperada
Há mais de cinco anos, os moradores de Pedro Afonso e cidades da região aguardam a conclusão de um sonho que caminha a passos lentos. Ainda em 2013, a Seduc anunciou que a construção da Escola de Tempo integral de Pedro Afonso faria parte de um pacote composta por 15 obras de escolas que seriam edificadas em todo o estado. Juntas, elas receberiam investimento de cerca de R$100 milhões.
Quando estiver pronta, a escola terá uma estrutura formada por salas de aulas, laboratórios, piscinas, refeitório, palco para apresentações teatrais e parque esportivo, com capacidade para atender 1.500 alunos, do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Será a maior unidade escolar da região.
Depois de iniciadas, as obras da unidade escolar, que oferecerá aulas extracurriculares em diversas áreas, foram paralisadas em 2014 e retomadas em julho de 2017.