Cidades

HRPA LOTADO

Número de casos positivos de Covid-19, em Pedro Afonso, é o maior desde o início da pandemia

11/05/2021 10h39 - Atualizado em 15/05/2021 14h15

Quase um ano e três meses após o início da pandemia no Brasil, o município de Pedro Afonso registrou o maior número de pessoas infectadas pelo Covid-19 desde o primeiro caso diagnosticado, em março de 2020.

No domingo, 09 de maio, conforme boletim da Secretaria Municipal de Saúde, 139 pessoas estavam com a doença, quantidade que supera a marca de maior taxa de infecção registrada em setembro do ano passado, pico da primeira fase da doença, quando o número total de casos ativos chegou a 128 pacientes em tratamento (clique aqui e veja o boletim). Nesta segunda-feira, 10, houve uma diminuição, mas o número ainda era alto: 133 pessoas estão contaminadas com o vírus.

Os dados mostram que a evolução da doença tem sido cada vez mais rápida, já que no último dia 1º de maio Pedro Afonso contabilizada 69 pacientes em tratamento contra o Covid-19 de forma simultânea, e em dez dias esse número chegou a 139 casos ativos, um aumento de 101,45%. 

Atualmente, o município tem 1.316 casos confirmados, 1.163 pessoas recuperadas, 2.629 notificações e 1.204 casos descartados. Números que podem aumentar, já que a Secretaria Municipal de Saúde monitora 242 pacientes, que devem fazer a testagem de Covid-19, caso apresentem sintomas da doença. O total de mortes, desde o início da pandemia, é de 20 óbitos.

Veja o boletim atual:




Sem leitos disponíveis

Com o crescimento do número de pessoas identificadas com a doença, o Hospital Regional de Pedro Afonso (HRPA) atende na capacidade máxima. Os oito leitos destinados a pacientes com Covid-19 estão ocupados. Além disso, até o fechamento desta matéria, um paciente havia sido transferido para a cidade de Araguaína (TO), onde recebe tratamento e está entubado, e outro aguardava transferência. As informações foram repassadas pela direção do HRPA.

Situação dos vizinhos

Cidade vizinha a Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins também registrou aumento nos casos positivos da doença. O último boletim mostra que 15 pessoas estão contaminadas e 39 pessoas são monitoradas. O município contabiliza duas mortes recentes, uma em abril e outra neste mês.
Já Tupirama, que tem a menor taxa de infecção entre as três cidades, contabiliza apenas três casos positivos em tratamento, enquanto acompanha possíveis sintomas em sete pessoas.

Medidas de prevenção

Na última semana, após o alarmante aumento de casos, o prefeito de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro (PDT), decretou novas regras para proteção e combate ao Covid-19, que valem de 8 a 17 de maio.

A medida mais importante é a que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos, lanchonetes, bares, restaurantes e similares, sendo permitida apenas a venda para consumo na casa do cliente.

O documento também institui toque de recolher noturno, das 22 horas às 5 horas da manhã; autorização para funcionamento contínuo dos estabelecimentos de saúde, que podem atender durante 24 horas; e que bares, lanchonetes, distribuidoras e outros estabelecimentos comerciantes, que terão horários de atendimento das 5 horeas às 22 horas, com capacidade de 50% e até quatro pessoas por mesas. Os serviços de delivery continuam a funcionar até meia-noite.

Atividades religiosas também devem ser encerradas às 22 horas, obedecendo a capacidade máxima de 30% dos fiéis. Atividades esportivas foram suspensas e as academias também deverão respeitar a capacidade máxima de pessoas, preservando os grupos de risco.

Seguem proibidas festividades em ambiente públicos ou privados. Os velórios e cerimônias fúnebres de falecidos por complicações do Covid-19 também continuam proibidos.

Clique aqui e confira o decreto

VEJA TAMBÉM: