Estado

ORIENTAÇÃO

Anvisa recomenda suspender vacinação da AstraZeneca em grávidas

11/05/2021 11h29 - Atualizado em 11/05/2021 11h38

Fonte: G1

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou na noite desta segunda-feira, 10, a suspensão imediata da aplicação da vacina contra Covid da AstraZeneca/Fiocruz em grávidas.

A vacina vinha sendo usada, em alguns estados, em gestantes com comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a CoronaVac e a vacina da Pfizer.

O texto da nota emitida pela agência reguladora diz que a orientação é que "seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) a indicação da bula da vacina AstraZeneca e que a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país".

A Anvisa, no entanto, não relatou nenhum evento adverso ocorrido em grávidas no Brasil.

Tocantins 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) também divulgou um comunicado sobre a suspensão da vacinação de gestants com a vacina AstraZeneca, e disse aguardar mais esclarecimentos por parte da Anvisa. Leia abaixo:

COMUNICADO

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a imunização de gestantes com a vacina AstraZeneca, está temporariamente suspensa.

Em alguns municípios do Tocantins, grávidas com e sem comorbidades estavam sendo imunizadas com a vacina AstraZeneca. No momento, não há relatos de sintomas adversos nas grávidas tocantinenses imunizadas com a vacina.

Esclarecemos que aguardamos a nota oficial do Ministério da Saúde (MS) sobre a recomendação da ANVISA, para maiores esclarecimentos sobre o assunto.


Palmas, 11 de maio de 2021
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins

VEJA TAMBÉM: