Política

PL APROVADO

Pedro Afonso participará do consórcio nacional para compra de vacinas contra a Covid-19

18/03/2021 11h47 - Atualizado em 24/03/2021 09h04

Fred Alves

A Prefeitura de Pedro Afonso vai integrar o Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), liderado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), para a compra de vacinas contra a Covid-19. A meta do consórcio é complementar o Plano Nacional de Imunização (PNI) caso não consiga suprir a demanda nacional, além de possibilitar a aquisição de insumos, medicamentos e equipamentos da área da saúde.

O projeto de Lei de iniciativa do prefeito Joaquim Martins Pinheiro Filho, mais conhecido como Joaquinzinhko (PDT), foi aprovado por unanimidade, pela Câmara de Vereadores, em sessão extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira, 18. Agora, o chefe do Executivo municipal enviará o projeto de lei aprovado para a FNP, até esta sexta-feira, 19.

A constituição do Conecta estava marcada para o dia 22 de março, e até o início desta semana, o consórcio já somava 2.602 municípios que manifestaram interesse em adquirir os imunizantes para quase 150 milhões de brasileiros.

A distribuição das vacinas deve ser de forma proporcional, caso os recursos sejam federais, internacionais ou privados. Se o FNP fizer a compra com recursos próprios das cidades, cada uma recebe aquilo correspondente ao que investiu.

Participaram da sessão os vereadores Sipriano Soares (SD), Jader Mariano (PDT), Lili Benício (PDT), Breno Alves (PDT), Gislayson Lacerda (PDT), Joilson Boca Preta (SD), Marquin Catabriga (DEM) e João do Povo (Cidadania). Os parlamentares parabenizaram a entrevista do prefeito de Pedro Afonso e destacaram que a vacinação além de resolver uma problema grave de saúde, também promoverá a retomada da economia local.

Ainda durante a reunião legislativa, também foi aprovado projeto de lei de autoria do prefeito que autoriza a renovação do convênio com a Associação de Radiodifusão Comunitária de Pedro Afonso, mantenedora da Rádio Vale do Tocantins FM, entidade filantrópica.

 

VEJA TAMBÉM: