Por dentro do Agronegócio

OPINIÃO DO LEITOR

Agronegócio sustenta milhares de pessoas pelo mundo

21/05/2021 09h33 - Atualizado em 21/05/2021 09h42

Nelson Dias Neto
Técnico Agrícola, pedagogo e advogado.


O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, com uma agricultura moderna de última geração, respeita o ambiente que vivemos e gera emprego e renda.

Os produtores rurais em conjunto com a pesquisa e a assistência técnica estão evoluindo dia a dia, aumentando todo ano a produtividade por hectare, seja na agricultura ou na pecuária.

Cada estado brasileiro tem suas características próprias para produzir com um zoneamento próprio ditado pela prática e experiência do dia a dia. Todas as terras do nosso País podem ser aproveitadas, com os cuidados e correções exigidas.

O ambiente é bem preservado e a natureza agradece aos agropecuaristas que a respeitam e defendem. Os bandidos que acabam com a natureza não são produtores rurais, são madeireiros, grileiros, garimpeiros e mineradores que só pensam no lucro rápido e farto.

Com estes bandidos os governos devem jogar pesado, deve proibir as extrações ilegais de madeira e minérios e a grilagem de terra que ocorre em grande número na região amazônica.

As fiscalizações federal e estadual são pífias e não tem recursos humanos e financeiros para fazer um trabalho pesado para processar, julgar e condenar os destruidores do ambiente natural de cada região. Não acho justo que o IBAMA destrua as máquinas e implementos agrícolas apreendidos; creio que deveria ser dado o perdimento destes bens para o Governo Federal que poderia doar ou ceder para os estados e munícipios e a entidades de pesquisa, como a Embrapa e outras que atuam na agropecuária.

A fronteira agrícola se expande para o Matopiba e região amazônica, mas todo cuidado é pouco para que a exploração seja racional e dentro dos limites legais.

O mundo precisa de alimentos e o Brasil é um dos poucos países que ainda tem muita terra para ser explorada racionalmente com altas produtividades.

Por isto que eu acredito no Brasil, na sua pujança, na capacidade de trabalho de seu povo e de sua gente. Aos pessimistas de plantão peço que em vez de criticar em vão, devem trabalhar mais e falar menos.

Pra frente Brasil, sempre. Com amor, trabalho e fé!


 

VEJA TAMBÉM: