Em 2021, o Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta segunda-feira, 15 março, não será como nos anos anteriores. Por conta da pandemia de Covid-19, as pessoas passam por um momento de grandes restrições, isolamento social e fechamento de comércio não essencial em diversas partes do Brasil.
As dificuldades são inúmeras, mas não afetam a atuação do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins (CEETO), entidade da sociedade civil organizada e formada por representantes de instituições das classes consumidoras que atuam de forma voluntária, sendo a ponte entre consumidores e a Energisa, responsável pela distribuição de energia no território tocantinense.
O CEETO acompanha inúmeras demandas dos consumidores em relação à energia elétrica e durante o período da pandemia isso não mudou. O órgão tem atuado nas redes sociais e rádios de todo o Estado com campanhas educativas sobre direitos dos consumidores, consumo eficiente, prevenção de acidentes com a rede elétrica, tarifa social, entre outros temas importantes.
O presidente do CEETO, Rudnei Fonseca, explica que durante a pandemia a entidade tem prestado assistência aos consumidores principalmente referente assuntos relacionados à conta de luz. “Durante a pandemia, o CEETO não parou e atua dentro dos limites permitidos pelas autoridades de saúde para não deixar os consumidores desassistidos e orientá-los, sobretudo a assuntos relacionados às contas de energia. Tivemos por algum tempo a suspensão dos cortes de energia elétrica, mas tomamos o cuidado de explicar para o consumidor que isso não era isenção e depois ele teria que pagar. Orientamos sobre os canais que o consumidor pode procurar para fazer a renegociação dos débitos. Somos uma ponte entre o consumidor e a Energisa Tocantins”, comenta.
O representante da área comercial, Antônio Davi Gouveia, lembra que uma das principais demandas recebidas pelo CEETO é a questão tarifária. “São diversos os motivos que o usuário pode recorrer ao conselho, desde a falta constante ou quedas de tensão, ou mesmo a falta e o tempo em que a unidade consumidora fica sem energia. Outro motivo constante é a questão tarifária, muito demandado, principalmente, quando na maioria das vezes recorrem aos órgãos de defesa do consumidor. Quando o CEETO é acionado e toma conhecimento da situação sempre atuamos para orientar o consumidor”, assegura.
Atendimento
O conselheiro Mário de Castro Pillar, representante da classe industrial, explica que as demandas são atendidas de forma coletiva, ou seja, reclamações individuais sobre um assunto exclusivo devem ser tratadas diretamente com a Energisa. Contudo, o conselheiro também informa que em algumas situações uma única pessoa aciona o conselho, mas com uma demanda que atinge um grupo de pessoas ou uma classe de consumidores.
“O objetivo principal do conselho é representar o interesse dos consumidores de forma coletiva, porém assuntos trazidos individualmente também são analisados e debatidos. Existem casos que a pessoa liga e relata um problema que atinge uma comunidade, por exemplo, daí o CEETO procura mediar a situação com a Energisa.”, relata o conselheiro, antes de afirmar que durante a pandemia as reuniões mensais do CEETO tem acontecido de forma virtual.
O CEETO disponibiliza os seguintes canais de comunicação:
Site – www.ceeto.com.br
E-mail: [email protected]
Redes sociais
Instagram: conselho.ceeto
Facebook: @ceeto.palmas