“A gente pode vislumbrar um ano de 2021 com sérias dificuldades para o produtor de grãos de Pedro Afonso e região”. Desta forma o presidente da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Ricardo Khouri), resumiu ao secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café, a situação dos agricultores associados da cooperativa devido ao excesso de chuvas que está comprometendo a colheita de soja e o plantio da safrinha de milho.
O titular da Seagro e auxiliares se reuniram com diretores da Coapa no dia 2 de março, para coletar informações sobre os prejuízos causados pelo clima no atual ano agrícola. O encontro ocorreu na sede da cooperativa, em Pedro Afonso, e também contou com a participação do prefeito do município, Joaquim Pinheiro Martins Filho, acompanhado de membros de sua gestão.
Jaime Café explicou que a visita serviu para coletar informações – relatos, fotos e vídeos – que serão usadas na elaboração de um decreto estadual de emergência, documento que após ser publicado pode subsidiar o Governo Federal a tomar medidas, como por exemplo, a renegociação dos financiamentos feitos pelos agricultores nos bancos públicos para custear a safra 2020/2021. “É importante demonstrar essa presença do Governo do Estado num momento tão difícil como esse”, disse o gestor ao lembrar que produtores de grãos de outras partes do Tocantins também sofrem com o mesmo problema e que cerca de 40% da produção de soja do estado já está comprometida.
Ainda durante a reunião foi acordado que o primeiro passo será mobilizar os prefeitos dos municípios produtores de grãos, entre eles Pedro Afonso, para que editem decretos de emergência, medida necessária neste tipo de situação. “Já vamos providenciar para publicar o decreto o mais rápido possível”, assegurou o prefeito Joaquim Martins.
Após a reunião, os participantes visitaram a Unidade de Armazenagem de Grãos I da Coapa, em Pedro Afonso, onde presenciaram descarregamentos de cargas de soja com grãos avariados em consequência do excesso de umidade causado pelas chuvas constantes que caem na região nos últimos dias.
Ao destacar as presenças dos governos estadual e municipal, Ricardo Khouri afirmou que mesmo diante das dificuldades, a diretoria, cooperados e colaboradores estão unidos para vencer um dos momentos mais difíceis da história da Coapa, que no próximo dia 27 de junho chega aos 23 anos de fundaçãol.
Números
Na Safra 2020/2021, conforme dados da Unidade Comercial da Coapa, 163 cooperados estão cultivando uma área de 64.100 hectares em 16 municípios.
Participantes
Também participaram da reunião os membros do Conselho de Administração da Coapa Alberto Mazzola (vice-presidente), Luiz Gilberto Ramos (diretor-secretário), Moacir Catabriga e José Edgar de Castro Andrade; o diretor de Agronegócio e Ppecuária da Seagro, José Américo, e os secretários municipais Albino Mazzola (Agricultura) e Magrão Pinheiro (Relações Institucionais).