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DESENVOVIMENTO REGIONAL

Pedro Afonso caminha para ser o Portal do MATOPIBA

31/05/2021 10h49 - Atualizado em 01/06/2021 15h42

Gabriel Dias

Localizado na confluência dos rios Tocantins e Sono, o município de Pedro Afonso é um dos mais tradicionais do Estado e principal polo agrícola da região central-norte. Com diversificação de culturas, regularidade de chuvas, logística e localização geográfica, a cidade ganhou espaço no setor do agronegócio nos últimos anos e caminha para ser a porta de entrada do MATOPIBA, considera uma das últimas fronteiras agrícolas do País. A região é formada por áreas majoritariamente de cerrado nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, para onde a agricultura se expandiu a partir da segunda metade dos anos 1980.

Ex-prefeito da cidade, engenheiro agrônomo e produtor rural, José Edgar de Castro Andrade, explicou que Pedro Afonso é estrategicamente bem localizada, o que torna o município o portal de entrada e saída dos produtos do MATOPIBA. “O Tocantins tem hoje 70 a 80 municípios que são produtores agrícolas, mas se você analisar, Pedro Afonso é beneficiada pela localização estratégica. Poucos quilômetros daqui você tem a BR-153, aqui temos rota da ferrovia norte-sul, tem o trecho importante da BR-235 e ainda podemos ter uma hidrovia. Todo mundo vai se encontrar aqui, o MATOPIBA passa por aqui. Por isso, a cidade é a nossa Capital da soja, é o celeiro da nova agricultura e o Portal do Matopiba”, comentou entusiasmado.

Além disso, a cidade está na rota da BR-235, uma importante rodovia transversal de quase 1.800 quilômetros de extensão que passa pelo Estado, e liga Aracajú (SE) ao Campo de Provas Brigadeiro Veloso, em Novo Progresso (PA). A estrada corta os estados de Sergipe, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará. A BR-235 é uma importante via de escoamento de produtos originados na MATOPIBA.

Inserida na região do MATOPIBA, com localização privilegiada, uma produção de grãos forte e uma expoente do agronegócio, a cidade de Pedro Afonso tem as principais características para ser o Portal do MATOPIBA. Mas para que isso seja consolidado, é importante que as obras da BR-235 no trecho de 80 km que interliga os municípios de Pedro Afonso a Alto Parnaíba (MA) sejam concluídas.

Nos últimos meses, a conclusão do trecho tem sido pautada por senadores, deputados federais e estaduais do Tocantins e o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Segmentos da sociedade também se organizam em apoio à finalização das obras na estrada que já dura mais de 30 anos.

A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), entidade com cerca de 300 associados de 16 municípios tocantinenses, é uma das apoiadoras da conclusão da estrada O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, falou sobre a importância da conclusão do trecho e o que isso pode beneficiar Pedro Afonso. “A logística consolidada desse corredor vai promover uma extraordinária integração dos polos de produção do MATOPIBA. Pedro Afonso e a Coapa saberão capitanear projetos que permitam a transformação de parte da produção de grãos em proteína animal (aves, principalmente, e suínos). Quando digo parte da produção, refiro-me à produção local e o incremento que a BR-235. Pedro Afonso estará para o MATOPIBA assim como o Triângulo Mineiro está para Minas Gerais”, projetou o presidente.

O “Movimento Pró BR-235” está na vanguarda para que as obras da estrada sejam concluídas. O administrador Ricardo Neves, integrante do movimento, explicou que Pedro Afonso ganhará visibilidade com a conclusão do trecho e consequentemente sendo considerada o Portal do MATOPIBA.

“Isso vai trazer maior visibilidade e maior interesse pela cidade, será uma projeção estadual e nacional, com novos empreendimentos em decorrência da exposição. Outra questão é o fato de Pedro Afonso ser referência no cultivo de grãos no Tocantins. Muito reconhecido no cenário agrícola e com a viabilidade da BR-235 transformará a região em um polo agrícola logísticos inda maior”, disse.

 

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