O município de Pedro Afonso ultrapassou, no 27 de junho, a marca de mil casos de Covid-19, desde o início da pandemia ocorrido em março de 2020.
De acordo com o novo boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de cerca de 16 mil habitantes já tem 1.004 casos da doença.
Com o pico da primeira fase de contágios registrado em setembro de 2020, os números de contaminados têm crescido no município, acompanhando a curva nacional durante a segunda onda de infecção pela doença.
Os números atuais do boletim mostram ainda 946 pessoas recuperadas, 46 casos ativos, 96 monitorados, 944 descartados, 2.004 notificados e 18 mortes.
A linha de contágio tem se mantido em crescimento e bateu recorde neste mês, saltando de uma média de 4 a 7 casos nos meses de janeiro e fevereiro de 2021 e atingindo, agora, 40 casos ativos como mostra o boletim epidemiológico.
Medidas de prevenção
Para combater o avanço do vírus, a Prefeitura de Pedro Afonso baixou, recentemente, decretos com uma série de restrições, e na última sexta-feira, 26, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a testagem em massa dos servidores municipais. De acordo com a gestão municipal, os exames também serão ofertados aos proprietários e funcionário do comércio.
Outra ação implementada a partir desta semana, é atendimento exclusivo nas unidades básicas de saúde, no período da tarde, de pacientes com síndromes gripais.
Na região, Pedro Afonso é o segundo município a realizar a testagem em massa nos órgãos da administração pública, pois Tupirama, que já registrou 130 casos da doença e duas mortes, concluiu nesta semana os testes de todos os servidores municipais da cidade, que tem 3 mil habitantes.
Leia também
SES confirma a 18ª morte por Covid-19 em Pedro Afonso