Segurança e Justiça

GARANTIU

“Não há falta de organização”, diz Prefeitura de Pedro Afonso sobre logística de vacinação contra Covid-19

18/01/2021 16h20 - Atualizado em 16/09/2021 15h50

Kaio Costa

Em nota divulgada na tarde desta segunda-feira, 18, a Prefeitura de Pedro Afonso informou através da Secretaria Municipal de Saúde, possuir “estrutura técnica, física e de recursos humanos, sem a necessidade de uma mobilização maior para atender os possíveis cronogramas de vacinação prioritários”. A nota foi emitida após a reportagem do Portal CNN informar que o município não possuía organização prévia para recebimento e administração das vacinas contra, nem logística de campanha para vacinação contra a Covid-19.

Na reportagem anterior (clique aqui e confira), o Portal CNN questionou sobre logística e local para campanha de vacinação no município e a Prefeitura informou apenas que, estava aguardando a posição do Governo Estadual e que, “a priori, não haveria dados sobre”.

Ainda de acordo com a nota emitida na tarde desta segunda, 18, a Prefeitura afirma que “não há uma falta de organização”, mas uma “dependência das informações do Plano de Imunização Estadual, que ainda não foram repassadas pelo Governo do Tocantins" e sem estas informações por parte da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), bem como o quantitativo de doses, logística de distribuição aos municípios, manuseio de sistema e insumos para administração da vacina, "não há como estabelecer previamente uma campanha de imunização municipal". Esta primeira fase, no entanto, compreenderá os profissionais de saúde do município, que totaliza cerca de 300 servidores”, diz a nota da gestão municipal.

“Mais uma vez, em nome dos profissionais de saúde de Pedro Afonso que enfrentam na linha de frente todos os medos, anseios e traumas ocasionados pelos períodos vivenciados durante 11 meses de pandemia do Covid-19, ressaltamos o nosso compromisso com a saúde da comunidade pedroafonsina e, portanto, estamos mantendo os esforços no que diz respeito ao bem-estar do nosso povo. Este, nosso maior objetivo e motivação”, finaliza a nota.

Questionamentos

Na manhã desta segunda, 18, o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO) adiantou uma solicitação de dados para orientar os municípios quanto à execução das estratégias municipais de vacinação à Secretaria Estadual de Saúde (SES) e aguarda posicionamento do Governo do Estado.

O Portal CNN também solicitou à SES informações quanto à distribuição de doses aos municípios e previsão de como acontecerá a campanha de imunização, e aguarda retorno.

 

VEJA TAMBÉM: