A semana começou com novo aumento do número de casos ativos de Covid-19 em Pedro Afonso. Conforme os boletins epidemiológicos divulgados neste domingo, 15, e hoje, o município tem atualmente 29 pessoas infectadas com o vírus, número que havia sido registrado pela última vez em 4 de novembro de 2020.
Desde que o número de casos ativos começou a ser contabilizado, em setembro do ano passado, o recorde foi de 128 pacientes em tratamento simultaneamente. A quantidade de casos vinha diminuindo nos primeiros meses do ano, apresentando no mês de fevereiro uma média de 7 casos ativos. Entretanto, nas últimas semanas a linha de contágio tem aumentado, o que preocupa autoridades e a comunidade, que já viram 17 moradores do município morrerem por causa da doença.
Apesar do número de infectados, felizmente os leitos do Hospital Regional de Pedro Afonso (HRPA) destinados para pessoas com a doença seguem vazios. De acordo com a diretora da unidade hospitalar, Mauricélia Ramos da Cruz, os oito leitos disponibilizados no covidário, unidade para e tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus, estão vazios.
Atendimento exclusivo
A secretária municipal de Saúde, Kelma de Souza França, afirmou que embora o número de casos positivos tenha crescido na última semana, houve uma diminuição no número de casos monitorados, tendo em vista que foram descartados mais 20 casos suspeitos e mais 14 terão alta a partir desta terça-feira, 16. “Isso não muda nada em relação à necessidade de continuar com as medidas preventivas em razão do quadro epidemiológico delicado, porém não deixa de ser considerado como motivo para se comemorar o fato de que mais de 20 pessoas saíram da lista de suspeitos e puderam, enfim, voltar ao aconchego familiar com suas vidas intactas”, frisou.
Questionada sobre as medidas que serão tomadas pela gestão da saúde no município, Kelma de Souza França afirmou que será executado, a partir da próxima semana, um plano de ação para atendimento exclusivo a pacientes com síndromes gripais em uma das unidades básicas de saúde. “Essa ação tem como principal objetivo separar os pacientes com suspeita de Covid dos demais, evitando outras contaminações”, explicou.
Sobre as novas restrições que devem ser tomadas para combater a propagação do Covid-19, direcionadas pela divulgação do decreto estadual divulgado na última sexta-feira, 12, a secretária de Saúde ressaltou que a nova regulamentação municipal está sendo avaliada pelo Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, mas que a gestão municipal tem implementado as ações contratação de mais três fiscais sanitários para a operacionalização e reforço da equipe que contará com dez servidores na fiscalização. “Ações de divulgação e orientações através das redes sociais e sanitização dos órgãos e repartições públicas também estão sendo intensificadas”, completou Kelma.
Leia também: