Depois de um mês de fevereiro com números estáveis, o número de casos ativos de Covid-19 em Pedro Afonso dobrou nos primeiros dias de março. No mês passado a média variou entre 6 e 7 casos. Já na primeira semana deste mês, o município registrou uma média de 14 pessoas infectadas pelo vírus, o que representa um aumento de 100%. O número se manteve, conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta terça-feira, 9.
O último levantamento também mostra que em Pedro Afonso 930 pessoas testaram positivo para a doença, sendo que 899 já se recuperaram. Além disso, 864 casos foram descartados, 50 moradores são monitorados e 17 pessoas já morreram em consequência do novo coronavírus.
Fiscalização
Apesar das medidas de restrição e combate à Covid-19 aplicadas pelos decretos municipais, que determinam a obrigatoriedade do uso de máscara, o distanciamento social e os horários para abertura e fechamento do comércio, a falta de fiscalização tem sido motivo de críticas. “Não há uma fiscalização correta, as pessoas vivem sem máscaras nos locais, os comerciantes não respeitam o distanciamento, fora que o povo continua a se aglomerar em locais fechados”, relatou uma moradora que preferiu não se identificar.
Questionada pelo Portal CNN sobre a falta de fiscalização, a secretária municipal de Saúde, Kelma de Souza França, afirmou que uma das primeiras ações ao assumir a pasta, em fevereiro passado, foi contratar seis fiscais sanitários. “Eles realizam a fiscalização em caráter de orientação e conscientização da população, principalmente nos estabelecimentos comerciais, orientando sobre a importância da higienização, distanciamento e uso de máscaras. Nos finais de semana os serviços de fiscalização acontecem em forma de escala”, revelou a gestora sem informar se foram aplicadas multas ou algum estabelecimento notificado.
Já a coordenadora municipal de Vigilância Sanitária, Selma Gonçalves de Miranda,relatou que oito vigilantes sanitários estão atuando na fiscalização e que até o momento nenhum estabelecimento foi notificado, pois segundo ela, “de início estávamos trabalhando apenas com abordagens de orientações estabelecidas e tomando todas as medidas preventivas”.
“Os estabelecimento que excederam ao horário de fechamento, orientamos de uma maneira mas expressiva juntamente com a Polícia Militar, que está nos dando total apoio para cumprimento do decreto”, completou.
Já sobre o aumento do número de casos em Pedro Afonso, a secretária Kelma de Souza França destacou que a falta de cuidado por parte da população tem sido um dos principais motivos, mesmo que os orientações e protocolos a serem seguidos estão expostos desde o início da pandemia em todas as esferas de comunicação e sempre são reforçados pelos profissionais de saúde do município. “A população de forma geral tem deixado de lado os cuidados adotados no início. Uma pessoa que deixa de usar medidas preventivas coloca em risco não só a própria vida como a de várias outras pessoas”, completou.
Confira o último boletim: