Henrique Lopes e Fred Alves
Em entrevista exclusiva ao Portal CNN, durante visita a Bom Jesus do Tocantins, quando participou do 30º aniversário de emancipação política do município, o vice-governador Wanderlei Barbosa (sem partido) afirmou que o governo estadual trabalha para viabilizar recursos para o retorno das obras da BR-235 e também a construção da TO-010. As duas obras são demandas antigas de gestores e moradores da região centro-norte do estado, e quando concluídas irão melhorar a infraestrutura e promover o desenvolvimento regional.
“O trabalho do Governo do Estado é justamente com os nossos congressistas. Buscar parcerias para que eles possam estar colocando no orçamento federal e no Ministério de Infraestrutura, recursos para essas obras”, afirmou ao destacar a relevância das rodovias para o desenvolvimento do Tocantins.
Ainda de acordo com o vice-governador, a pavimentação dos trechos da TO-010, que compreende 41 quilômetros sem asfalto, a maior parte entre os municípios de Pedro Afonso e Tocantínia, é uma demanda urgente e que facilitará o escoamento de grãos e a logística de transporte de toda a região.
“Embora a gente saiba que passa por dentro de uma reserva indígena, o que impede de executar algumas obras, ela diminuirá a distância para todos dessa margem [esquerda do Rio Tocantins]. Não é apenas ligar com as BR-153 e BR-235, mas conectar a Palmas e dar vazão à produção daqui para o Brasil inteiro pelo lugar mais próximo”, completou.
Ao afirmar que reconhece o trabalho dos movimentos Pró-BR-235 e Pró-TO-010, que reúnem líderes políticos, entidades classistas, produtores rurais e representantes de outros segmentos da sociedade, Wanderlei Barbosa assegurou que a administração estadual trabalha para que as obras saiam do papel. “O Governo do Estado vai trabalhar neste projeto das duas rodovias. Sabemos que uma delas é de obrigação do Governo Federal [BR-235], mas temos levado a importância dessas obras para uma região produtora. Num setor de produção gigante como é o caso de Pedro Afonso e região, nós temos que trabalhar para que as obras sejam concluídas”.
Eleições 2022
Questionado sobre uma candidatura a chefe do Executivo estadual em 2022, Wanderlei Barbosa afirmou que se o governador Mauro Carlesse (DEM) se licenciar para disputar a eleição para senador, ele está pronto para assumir o cargo e dar prosseguimento ao trabalho politico e administrativo, e depois disputar o pleito.
“Sou um homem político, estou na vida política desde o começo do estado do Tocantins. O governador Carlesse é o líder do nosso grupo, ele saindo para o Senado, claro, nós iremos assumir o governo e dar continuidade a um trabalho que vem sido feito com muita cautela”, disse ao assegurar que se sente preparado para governar o Tocantins. (Com colaboração de Mavi Alves Costa e Silva)