Com apoio do Governo do Tocantins, por meio do Ruraltins, pequenos produtores rurais, entidades socioassistenciais e escolas da rede pública de ensino recebem as ações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)/Compra Direta Local da Agricultura Familiar, em todas as regiões do Estado, favorecendo assim centenas de famílias que se encontram, atualmente, em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Nesta quarta-feira, 31, 40 famílias de alunos da Escola Municipal Boa Esperança, residentes no Povoado Mata Verde, zona rural de Pedro Afonso, foram beneficiadas com a entrega de kits de alimentos adquiridos pelo PAA.
Conforme Fernanda Soares, extensionista do Ruraltins e responsável pela execução do programa na localidade, as aquisições dos produtores foram feijão caupi, farinha de mandioca, milho verde, abóbora, mandioca e tempero caseiro. As entregas contaram com as parcerias das Secretarias de Agricultura e Educação do município.
Entenda
O PAA é um programa de compras do governo federal executado pelo Governo do Tocantins, por meio do Ruraltins.
A ação promove a organização produtiva e econômica no meio rural, o combate à pobreza extrema, o desenvolvimento local e a segurança alimentar e nutricional. O programa adquire dos agricultores alimentos como hortaliças, frutas e verduras, além de produtos processados com certificação sanitária dos órgãos competentes. Os produtos adquiridos são destinados a escolas ou doados para entidades da rede socioassistencial, como creches, abrigos de idosos, hospitais, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), dentre outros públicos.
Para participar, os agricultores familiares devem possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e estar organizados, preferencialmente, em grupos formais (cooperativas e associações) ou informais, mas também podem participar individualmente.