Política

GESTÃO ESTADUAL

Reuniões com entidades, Lei Aldir Blanc e orçamento do Turismo marcam primeiro mês de Jairo Mariano na Adetuc

02/03/2021 08h13 - Atualizado em 11/03/2021 16h52
Reuniões com entidades, Lei Aldir Blanc e orçamento do Turismo marcam primeiro mês de Jairo Mariano na Adetuc
Jairo (3º da esq. p/ dir.) recebe representantes de entidade na Adetuc

Gabriel Dias

Com oito anos de experiência em gestão municipal e ocupante de cargos de gerência no setor privado, Jairo Soares Mariano (PDT) assumiu no dia 2 de fevereiro a presidência da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), cargo que era ocupado por Tom Lyra. Prefeito de Pedro Afonso por dois mandatos (2013/2016 e 2017/2020), o pedetista contou que se sente preparado para o novo desafio.

“Recebi o convite com muita naturalidade, pois temos condições de efetivamente contribuir muito com o turismo e a cultura do nosso estado. Foi uma decisão pessoal, mas que conversei com integrantes do partido antes de aceitar o novo desafio.”, afirma.

No dia 2 de março, Jairo Mariano completa um mês no cargo e os primeiros 30 dias do chefe da pasta foram pautados por reuniões com entidades ligadas aos setores do Turismo e da Cultura e debates em torno da aplicação da Lei Aldir Blanc. O presidente já se reuniu com representantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e Universidade Federal do Tocantins (UFT) para discutir parceria entre a agência e as instituições federais, também se encontrou com membros da Associação Brasileira de Agências de Viagem do Estado do Tocantins (Abav), da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Seccional Tocantins (Abrajet/TO, e da Associação de Desenvolvimento do Turismo Sustentável e Produção Associada das Serras Gerais do Tocantins (Assegtur).

Lei Aldir Blanc
Com as polêmicas envolvendo o pagamento dos projetos contemplados nos editais da Lei Aldir Blanc, que chegou a ser suspenso por parte da Adetuc, Jairo Mariano diz esperar que os 387 projetos sejam implementados para que no fim o resultado seja expressivo e contemple a maioria. Os recursos da lei são destinados às ações emergenciais voltadas ao setor cultural durante a pandemia.

Com dois dias na presidência da Adetuc, Jairo Mariano já teve um encontro com representantes de instituições da classe artística do Tocantins. Na ocasião, a classe cobrou soluções para questões relacionadas aos editais da Lei Aldir Blanc, como o pagamento de suplentes e a prestação de contas. O presidente enfatizou que a pasta faria tudo que estivesse dentro da legislação para não prejudicar o segmento e que a gestão de Mauro Carlesse (DEM) preza por uma relação amistosa com os artistas.

Jairo também participou de uma reunião ordinária do Conselho de Política Cultural do Estado (CPC-TO) para debater questões relacionadas a Lei Aldir Blanc e na ocasião garantiu que um grupo já trabalha na revisão da prestação de contas dos projetos aprovados por meio de editais.

Turismo
O novo presidente assumiu o cargo em meio à pandemia de Covid-19, que afeta inúmeros setores da sociedade, entre eles o cultural e o turismo. Jairo afirmou que a Adetuc conta com plano de ações para atravessar o momento delicado, mas que será um desafio para executar essas ações. O presidente também falou que atrair investimentos privados será uma das bandeiras de sua gestão e que inclusive pretende estimular esse tipo de investimento no turismo da região de Pedro Afonso.

De acordo com o Diário Oficial do Estado, do dia 16 de fevereiro, o orçamento anual destinado para Adetuc para 2021 foi de 28.566.343,00. Já no cargo de presidente da pasta, Jairo chegou a dizer que a determinação do governador Carlesse é reformular o orçamento do turismo. Questionado se esse valor para 2021 já é o reformulado, o presidente contou que ainda não e que estão sendo feitos preparativos para que o valor dos recursos seja alterado.

Em relação a grandes eventos, Jairo citou que pretende trazer de volta a Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato de Tocantins (Fecoarte). Na visão dele, o evento é um dos maiores do Tocantins e que caminha lado a lado com o turismo do Estado.

Candidatura
Apesar dos nove anos na vida pública, carreira que foi encorajada a entrar por influência de amigos e familiares, Jairo Mariano desconversaou sobre uma possível candidatura nas eleições de 2022. “Tem muitas pessoas boas no nosso Tocantins, meu entendimento nesse momento é o trabalho da pasta, ou seja, ainda não está no meu radar esse assunto.”, finalizou.

 

VEJA TAMBÉM: