Cidades

NESTA 4ª

Pedro Afonso receberá 199 doses de CoronaVac: moradores do Lar dos Idosos e profissionais de saúde serão primeiros imunizados

19/01/2021 20h57 - Atualizado em 26/01/2021 12h25

Kaio Costa 

A espera pela imunização contra o novo Coronavírus, causador da Covid-19, está chegando ao fim para, pelo menos, 199 pedroafonsinos que façam parte do grupo prioritário. Nesta primeira fase o município receberá 199 doses da CoronaVac, a vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac e atenderá residentes do Lar dos Idosos e profissionais da saúde da cidade.

Uma equipe da Prefeitura Municipal de Pedro Afonso irá até a Capital para retirar as doses que estarão disponíveis a partir das 14 horas desta quarta-feira, 20. O Polo de Distribuição da Central Estadual de Imunização em Palmas distribuirá 27.712 doses para 81 municípios. Os 58 municípios da região Norte deverão retirar seus lotes no Polo de Distribuição em Araguaína, para onde foram enviadas 16.288 doses. A Prefeitura garantiu que assim que a vacina chegar em Pedro Afonso, efetuará a primeira administração da dose em ato simbólico.

Serão administradas duas doses em cada pessoa, com intervalos de duas a quatro semanas entre elas. A Prefeitura de Pedro Afonso informou que as 199 doses da segunda fase ainda serão enviadas. “A equipe municipal não foi orientada a solicitar vacinas, mas aguardar a distribuição que compete a Equipe de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, responsável por esta logística”, afirmou em nota (veja a mesma na íntegra ao final desta matéria).

No total, serão disponibilizadas 314 salas de vacinação em todo o Estado e, em média, 534 profissionais estarão atuando na campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 no Tocantins.

NOTA - PREFEITURA DE PEDRO AFONSO

A Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que as 199 doses destinadas ao município são referentes apenas à aplicação da primeira dose da vacina, que será dupla, com intervalo de 2 a 4 semanas.

Segundo assegurado pelo Governo do Estado, através da SES, a reserva de vacinas para a segunda dose já está preparada para envio posterior aos municípios, após a finalização da primeira etapa.

Já sobre o número de vacinas disponíveis, esclarecemos que os quantitativos destinados aos municípios compreendem 34% do público alvo cadastrado no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes), conforme análise feita pela Secretaria Estadual de Saúde.

Ainda de acordo com orientação repassada pela SES, as vacinas serão encaminhadas aos municípios, conforme cronograma que se inicia nesta quarta-feira, 20, com o envio aos centros de distribuição do Estado, que ficam nas cidades de Palmas e Araguaína. Porém, tratando de uma logística nova, o Estado ainda não definiu se os municípios irão retirar suas doses nos polos de distribuição ou se elas serão enviadas até as cidades.

A gestão ressalta que a distribuição de vacinas obedece a critérios estabelecidos no Plano de Vacinação do Ministério da Saúde, do Governo Federal. Com isto, a equipe municipal não foi orientada a solicitar vacinas, mas aguardar a distribuição que compete a Equipe de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, responsável por esta logística.  

VEJA TAMBÉM: