Por dentro do Agronegócio

CHUVA DEMAIS

Seagro informará Defesa Civil e instituições financeiras sobre prejuízos que produtores de grãos

13/03/2021 10h50 - Atualizado em 18/03/2021 12h10
Seagro informará Defesa Civil e instituições financeiras sobre prejuízos que produtores de grãos
Diretores da Coapa relatam situação para secrtário durante visita a armazém

Fred Alves

Em resposta ao Portal CNN, o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café, comentou as medidas adotadas pelo Governo do Estado para minimizar os prejuízos causados pelo excesso de chuvas aos produtores de grãos de Pedro Afonso e outros municípios tocantinenses durante a colheita de soja. Conforme o gestor, nesta sexta-feira, 12, um ofício foi redigido e será encaminhado para a Defesa Civil junto com toda a documentação comprobatória dos estragos.

O documento foi redigido com base nas informações coletadas em propriedades e junto a instituições que representam agricultores, entre elas, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), visitada pelo secretário no último dia 2 de março. Na ocasião, o titular da Seagro ouviu relatos dos diretores da cooperativa e esteve no seu principal armazém em Pedro Afonso, onde verificou as condições dos grãos descarregados, na sua maioria avariados devido ao excesso de umidade provocado pela quantidade excessiva de chuvas.

Ainda segundo o gestor, uma reunião já está sendo organizada com instituições financeiras, que receberão uma cópia dos documentos informando os prejuízos.

“Outra mobilização da secretaria é com as bancadas estadual e federal com o objetivo de providenciar celeridade junto aos bancos para que os produtores possam acessar créditos específicos e renegociação de dívidas referentes a custeio de investimentos que venceriam nesse período”, disse Jaime Café.

Decreto de emergência

Durante a reunião na Coapa, no dia 2 de março, que também contou com a participação do prefeito de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro Martins Filho, o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café, Jaime Café, afirmou que a visita serviu para coletar informações – relatos, fotos e vídeos – que seriam usadas na elaboração de um decreto estadual de emergência, documento que após ser publicado pode subsidiar o Governo Federal a tomar medidas, como por exemplo, a renegociação dos financiamentos feitos pelos agricultores nos bancos públicos para custear a safra 2020/2021.

Ainda durante o encontro foi informado que o primeiro passo seria mobilizar os prefeitos dos municípios produtores de grãos, entre eles Pedro Afonso, para que editassem decretos de emergência, medida necessária neste tipo de situação. Naquela ocasião, o chefe do Executivo de Pedro Afonso afirmou que providenciaria o decreto “o mais rápido possível”, medida que não havia sido tomada até o fechamento desta reportagem.

Chuvas em excesso

Levantamento da Unidade Técnica da Coapa aponta que entre o final de fevereiro e o início de março foram registradas chuvas por 14 dias atrasando a colheita de soja, além de comprometer a qualidade dos grãos e atrasar o início do plantio da safrinha de milho.

Números

Na Safra 2020/2021, conforme dados da Unidade Comercial da Coapa, 163 cooperados estão cultivando uma área de 64.100 hectares em 16 municípios.

Leia também: 


 

VEJA TAMBÉM: