Faleceu neste sábado, 13, o produtor rural José Francisco Amaral, de 69 anos. Seu corpo foi encontrado em sua cama na propriedade rural que tinha em Pedro Afonso. A causa mais provável é que tenha sofrido uma parada cardíaca. O sepultamento ocorreu neste domingo, 14, no cemitério do município.
Natural de Muriaé (MG) Amaral, como era mais conhecido, foi um dos produtores que vieram para Pedro Afonso junto com a implantação do Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados - 3ª Fase (Prodecer III), ocupando o lote 21, no qual atuava até hoje no cultivo de grãos.
O agricultor foi um dos 28 fundadores da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa). Amaral deixa esposa e três filhos.
A Coapa e outras instituições lamentaram sua morte. Confira as notas:
Nota de pesar – José Francisco Amaral
Hoje é um dia de tristeza para todos nós da Coapa. Perdemos um de nossos baluartes! José Francisco Amaral, o nosso Amaral como era carinhosamente conhecido, partiu para o reino celeste.
Pioneiro e um dos fundadores da Coapa, o mineiro de Muriaé tinha como marcas o espírito empreendedor, a alegria contagiante e a disposição em ajudar quem precisasse.
Sua partida entristece a família, os companheiros do Prodecer III e os vários amigos que conquistou ao longo dos seus 69 anos de vida.
Ficam as boas lembranças do pai, amigo, cidadão e cooperativista.
Vai com Deus, Amaral!
Diretoria, cooperados e colaboradores da Coapa.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Foi com muito pesar e profunda tristeza, recebi a notícia do falecimento do Senhor José Francisco Amaral, proprietário do lote 21 do Prodecer III e um dos fundadores da Coapa, onde trabalhei durante 7 anos.
Pessoa humild, leal e que grande teve sua contribuição.
Fica viva a memória e nossa eterna gratidão.
Minhas condolências.
Moisés Azevedo - GRANMIX do Brasil
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Prefeitura de Pedro Afonso vem a público manifestar enorme pesar pelo falecimento do Senhor José Francisco Amaral, neste sábado, 13 de março de 2021.
Exímio trabalhador, sendo um dos primeiros colonos a chegar neste Município para atuar no Proceder III, precisamente Lote 21. Sócio fundador da COAPA - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, deixando um legado de empreendedorismo e visão de futuro.
Em reconhecimento ao trabalho realizado neste município ao longo de muitas décadas e em manifestação de solidariedade à família, a Prefeitura de Pedro Afonso, através do prefeito Joaquim Pinheiro, lamenta infinitamente o acontecido.
Neste momento de dor, fica o sentimento de toda a equipe da Prefeitura de Pedro Afonso e o agradecimento ao SENHOR AMARAL pela grande contribuição para o desenvolvimento de Pedro Afonso.
PREFEITURA DE PEDRO AFONSO