Durante este sábado, 09, familiares e amigos se despedem do ex-vereador de Guaraí Gercival Lopez. O educador e político foi encontrado morto no início da noite desta sexta-feira, na sua residência em Guaraí. O velório acontece na Câmara Municipal e o sepultamento está marcado para o final da tarde de hoje, no cemitério de Guaraí.
Gercival, que tinha 50 anos eera bacharel em direito, foi encontrado morto dentro de sua própria residência, no Setor Sul, após vizinhos terem ouvido gritos de pedidos de socorro e chamarem a polícia. A casa estava trancada e os militares precisaram da ajuda de um chaveiro para ter acesso a casa.
O ex-vereador, que também já tinha sido secretário de Educação do Guaraí e também era professor efetivo da rede estadual de ensino, nasceu da cidade de Santa Isabel, no estado de Goiás, e exerceu mandato de vereador entre os anos de 2017 e 2020.
Conforme relatos da polícia, o corpo foi localizado na sala de estar, ao lado de uma cadeira quebrada, com a orelha decepada e ferimentos no rosto e cabeça. Havia sinais de luta corporal, além de várias manchas de sangue e objetos revirados pelo interior do imóvel. Até o momento ainda não há pistas do suspeito ou da motivação para o crime, que vem sendo investigado pela Polícia Civil.
Segundo o delegado Adriano Carrasco, responsável pelas investigações, as equipes policiais ainda estão em campo coletando imagens e informações. “Trabalhamos com a hipótese de crime passional ou latrocínio, mas ainda não temos um suspeito”, revelou.
Comoção
A morte brutal do professor e ex-parlamentar comoveu a comunidade e líderes educacionais e políticos por todo o estado. A Prefeitura e a Câmara Municipal de Guaraí emitiram notas de pesar e decretou luto oficial de três dias, pelo falecimento do ex-vereador.
Confira alguma das notas divulgadas
A prefeita de Guaraí, Fátima Coelho, recebeu com consternação a notícia do falecimento do ex-vereador Gercival Lopez ocorrido nesta sexta-feira (08/01).
Colega de parlamento na Câmara Municipal de Guaraí no pleito de 2017-2020, Fátima Coelho relembrar os momentos de alegria, risos e bom-humor promovidas pelo amigo parlamentar.
De acordo com as primeiras informações, o ex-vereador Gercival Lopez, de 50 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa em Guaraí.
Natural de Santa Isabel (GO), Gercival foi Vereador em Guaraí entre os anos de 2017 e 2020. Professor efetivo na rede estadual, ele também ocupou o cargo de Secretário Municipal de Educação e Cultura, entre 2014 e 2016
A Prefeitura de Guaraí, representando Servidores municipais, se solidariza com a dor dos familiares e amigos e estende suas sinceras condolências. Que Deus conforte seus corações, amenizando toda dor e sofrimento.
Fátima Coelho
Prefeita de Guaraí
"Não há palavras para descrever tamanha dor pela morte do Gercival, estou muito abalada, é uma notícia que nos traz imensa tristeza", disse Iolanda Bastos.
Os trabalhadores e trabalhadoras da educação de Guaraí reconhecem todo seu apoio à categoria na luta na rede municipal.
"Estou profundamente abatida, chocada, triste, inconformada com a perda desse grande amigo da educação ", completa Iolanda.
Pedimos a Deus que nos console, amigos e familiares por essa grande perda.
Iolanda Bastos
Presidente do SINTET Regional de Guaraí
Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento, ocorrido hoje, 8, do amigo, apoiador e suplente de vereador pelo Solidariedade em Guaraí, o professor Gercival Lopes, 50 anos.
Gercival foi vereador entre 2017 e 2020. Professor efetivo da rede estadual de ensino, também ocupou o cargo de Secretário Municipal de Educação e Cultura entre 2014 e 2016.
Acreditamos na justiça para desvendar o ocorrido e punir os responsáveis o mais rápido possível.
Nossos sentimentos à toda família e amigos que sofrem a perda desta, que era uma pessoa tão querida na cidade.
Vilmar de Oliveira
Deputado Estadual
Com profundo pesar recebi a notícia do falecimento do ex-vereador e servidor da rede estadual de ensino em Guaraí, Gercival Lopes da Silva, 50 anos. Sua partida de forma abrupta deixa a todos nós amigos, colegas de trabalho e comunidade em geral em estado de perplexidade e lamento.
Gercival era servidor estadual desde 1994, então integrante do quadro geral e, em 2002, ingressou no quadro da Educação, como professor efetivo. Dos 18 anos de serviço prestado à Educação, 12 foram dedicados à direção do Colégio Estadual Irineu Albano Hendgs. Atualmente, estava na Orientação Educacional do Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão.
Grande educador e um guerreiro na luta por melhores condições de vida aos moradores da cidade, que escolheu para construir sua vida, sua ausência causará um imenso vazio nos espaços por onde transitava.
Consternada, rogo ao Pai Celestial que o receba em seus braços e console a todos aqueles que sofrem agora a sua partida, em especial, sua filha e seus dois netos. Tenho confiança de que as causas que levaram a esta perda irreparável serão reveladas pelas autoridades policiais com brevidade.
Adriana Aguiar
Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes (SEDUC/TO)
Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte do ex-vereador de Guarai, Gercival Lopez. Companheiro de caminhadas políticas, Gercival era professor, foi secretário e deixa seu legado de luta em defesa de melhores condições para os profissionais e estudantes da Educação pública.Neste momento de dor, solidarizo com todos os familiares e amigos do ex-parlamentar e pedimos às autoridades, que apresente o mais breve possível a conclusão das investigações sobre este crime. Pedimos ao Pai Celestial que dê ao Seu filho o merecido descanso e conforte os corações enlutados.
Vicentinho Júnior
Deputado Federal
É com muito pesar que soubemos da precoce morte do professor e ex-vereador do município de Guaraí, Gercival Lopez. Ilustre na arte de educar, mestre em relacionar-se socialmente, Gercival deixa um legado de trabalho pela educação e política no Tocantins.
Neste momento de dor e tristeza, rogamos a Deus para que em sua imensa sabedoria acolha e console todos os familiares e amigos que sofrem.
Gercival é natural de Santa Isabel (GO), ocupou cargo de vereador entre 2017 e 2020 e, antes disso, atuou como Secretário Municipal de Educação e Cultura do município de Guaraí.
Vanda Monteiro
Deputada Estadual
É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento do ex-vereador Gercival Lopez da Silva, 50 anos, encontrado morto no fim da tarde desta sexta-feira, 8, em Guaraí, na região centro-norte do estado.
Gercival Lopez da Silva era professor efetivo da rede estadual de ensino e foi vereador de Guaraí entre os anos de 2017 e 2020. Ele também trabalhou como secretário de educação do município entre 2014 e 2016.
Que Deus o receba em seus braços! Meus sentimentos a todos os familiares. Pedimos a Deus conforto aos corações e muita força.
Olyntho Neto
Deputado Estadual
Com surpresa e tristeza, recebi a informação do falecimento do professor, ex-vereador de Guaraí e companheiro de Solidariedade Gercival Lopes, 50 anos.
Vereador até o final do ano passado, ficou na suplência do cargo nas eleições passadas e tinha relevantes serviços prestados à educação de Guaraí e região, onde já ocupou diversos cargos.
Espero que a Justiça e as forças policiais desvendem o mais rápido possível as circunstâncias da morte e puna os responsáveis com o rigor da lei.
Por fim, neste momento de profunda dor, desejo meus mais sinceros votos de força a todos os familiares e amigos de Gercival.
Que Deus possa confortar todos!
Tiago Dimas
Deputado Federal
Com informações do Portal Guaraí Notícias / Marcelo Gris