Kaio Costa
O Tocantins receberá nesta segunda-feira, 18, 29.840 doses da vacina Coronavac e a aplicação nos grupos prioritários do Estado iniciará às 17 horas de hoje. As informações foram confirmadas pelo governador do Estado, Mauro Carlesse (DEM) em vídeo publicado nas redes sociais do Governo do Estado nesta manhã.
A entrega das doses aconteceu na manhã desta segunda-feira em Guarulhos (SP) durante o ato simbólico de recebimento das vacinas e contou com a presença de vários líderes de governo, bem como o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. “Estou aqui em Guarulhos no depósito central recebendo a primeira vacina que vai pro nosso Estado do Tocantins. Hoje às 17 horas já estaremos vacinando o primeiro cidadão tocantinense. Graças à Deus a vacina chegou!”, comemorou Carlesse num vídeo (clique aqui e confira).
O grupo prioritário no Tocantins consiste em profissionais da saúde, idosos e indígenas. De acordo com o Ministério da Saúde, serão 424 doses para pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, 6.749 para a população indígena vivendo em terras indígenas e 13.803 para os trabalhadores de saúde, totalizando 20.976 doses aplicadas nesta primeira fase.
Pedro Afonso
Questionada sobre o planejamento para receber as doses e a logística de administração das vacinas, além da definição do grupo prioritário no município, a Prefeitura de Pedro Afonso informou estar “aguardando a posição do Estado” e que, “a priori, não há dados”.
A falta de organização prévia para recebimento e administração das vacinas no município vem de encontro com o 16º óbito causado pelo vírus em Pedro Afonso (veja boletim completo ao final da matéria). A vítima é um homem de 62, com histórico de diabetes, que faleceu no último sábado, 16, em Palmas. Segundo divulgado nesta segunda-feira, pela Prefeitura, subiu para 857 o total de casos no município.
Na última sexta-feira, 15, em entrevista ao Programa Fred Alves da Rádio Vale FM, a secretária de Saúde de Pedro Afonso Dilvana Peres, informou que “está aguardando a gerência de imunização do Estado” para desenvolver a logística municipal de vacinação e que o planejamento de aquisição da dose para todos os municípios está sendo discutido em reunião com a Secretaria Estadual de Saúde. Já sobre a preparação dos profissionais de saúde, Dilvana Peres afirmou que “o Estado está alinhando a capacitação para os nossos técnicos da imunização municipal”.
O Portal CNN acompanhará a chegada das vacinas e o início da campanha de vacinação no Tocantins e na região Centro-Norte do Estado. Acompanhe nossas atualizações sobre o caso.