Com 649 votos, o equivalente a 8,66% dos votos válidos, Jader Mariano (PDT), de 25 anos, é o vereador mais jovem a se eleger em Pedro Afonso e também o que conquistou mais votos na história do município. A diferença dele para o segundo colocado, Mirleyson Soares, também do PDT, foi de 258 votos.
Até então, Meneses com 598 conquistados em 2008, era o campeão de votos na cidade.
Jader Mariano é de família com tradição política no município. Seu avô paterno, José Mariano, e seu pai, Jalles Mariano, exerceram mandatos de vereador. Já o tio Jairo Mariano está concluindo o segundo mandato seguido de prefeito.
Um dos três novatos na Câmara de Vereadores a partir de 1º de janeiro de 2021 – os outros serão Marquim Catabriga (DEM) e João do Povo (Cidadania) – reconheceu que o apoio do "tio prefeito" contribuiu para votação expressiva, mas assegurou que durante a campanha eleitoral fez sua parte e apresentou propostas que foram bem aceitas pela comunidade. “Agradeço esse reconhecimento à administração do meu tio. Agora, cabe a mim, construir minha história. Sou muito grato a todos que depositaram sua confiança em mim”, disse.
Para o pedetista, sua eleição representa a vontade popular. Ainda segundo ele, sua intenção como vereador é atuar com inovação, dedicação, seriedade, trabalho e honestidade.
Perfil
Jader Mariano formou-se em Direito em 2018. No ano seguinte foi aprovado no exame da OAB e advogou por um ano e seis meses em Pedro Afonso, quando decidiu disputar a eleição para vereador.
Na sua declaração ao registrar sua a candidatura, o futuro vereador informou ter como único patrimônio um automóvel popular avaliado em R$ 20 mil.