Henrique Lopes
O aumento de número de casos de Covid-19 em todo o país chama a atenção dos especialistas para uma segunda onda de infecção pelo vírus, que já contaminou mais de 6 milhões de pessoas no Brasil e causou a morte de mais 197 mil pessoas.
No estado do Tocantins, conforme divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, até o dia 24 de novembro, já foram registrados 79.894 mil casos. Deste total, 72.439 pacientes estão recuperados e 6.304 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar) em tratamento. Também foram contabilizadas 1.151 mortes.
O estado, que estava em declínio no número de casos, voltou a ter um crescimento significativo após o período eleitoral. Na região centro-norte do estado, em contramão aos números estaduais, a quantidade de casos sem mantém estável. Pedro Afonso tinha até essa terça-feira, 24 de novembro, 768 casos registrados, sendo 751 pessoas recuperadas, seis casos ativos e 12 mortes. No momento, a Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Afonso monitora 20 suspeitos de estarem infectados.
Secretária de Saúde em Pedro Afonso, Dilvan Peres afirmou que apesar de não existir um acréscimo de casos, o município estaria preparado para enfrentar uma segunda onda da doença. “Ações de rotina continuam sendo realizadas pelas equipes de saúde, ao contrário do que muitos imaginam, a pandemia não foi considerada encerrada; Diante de uma segunda onda, a Secretaria de Saúde avaliará as condições técnicas para que possamos planejar novas ações em conformidade com a nova realidade”, frisou.
Sinal de alerta
Diferente de Pedro Afonso, a cidade de Tupirama enfrenta um aumento no número de registros da Covid-19. Apenas nesta semana cinco pessoas foram diagnosticadas com a doença. “Hoje, 90% são funcionários são da usina da Bunge o que é preocupante, pois são adquiridos fora do município, no caso local de trabalho, mas infelizmente acaba que contaminando outras pessoas”, comentou o secretário de Saúde Anderson Fazolo.
Ao todo, Tupirama tem 110 casos confirmados, 96 recuperados, 12 ativos e duas mortes.
Situação controlada
Já o município de Bom Jesus do Tocantins seguia, até o fechamento desta reportagem, sem nenhum paciente em tratamento, com apenas o registro de 124 pessoas infectadas e já recuperadas, e nenhuma morte.
Os números estáveis também são vistos na cidade de Santa Maria do Tocantins que registrou 33 casos, tendo 32 curados e um óbito provocado pela doença. Atualmente, a cidade não tem nenhum caso ativo.