Política

FIM DE MANDATO

Servidores da Prefeitura de Tupirama não recebem salário de dezembro; gestão paga integrantes do 1º escalão

31/12/2020 10h35 - Atualizado em 04/01/2021 15h54

Fred Alves

Na manhã do dia 31 de dezembro, um grupo de servidores municipais se reuniu em frente à sede da Prefeitura de Tupirama para cobrar o pagamento dos salários. Sem respostas da administração municipal, deixaram o local.

Segundo relatos feitos ao Portal CNN, os funcionários concursados não receberam o valor referente a dezembro, e os contratados o pagamento dos 15 dias trabalhados em dezembro, além do acerto da rescisão salarial e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Eles também afirmaram que a gestão municipal teria pagado apenas os salários do prefeito, Dr. Natan (PSD), do vice-prefeito, dos secretários e de alguns servidores próximos ao prefeito.

“As pessoas que receberam foram apenas o prefeito, os cargos comissionados e alguns funcionários bem próximos da gestão. O pessoal da educação, saúde, infraestrutura e até funcionários da própria prefeitura [quadro geral] não receberam. Professores responsáveis pela direção tanto da escola municipal, quanto da creche também não receberam. Qual critério foi levado em consideração? Procuramos a gestão municipal, porém não tivemos respostas, nem o telefone atendem. Muito triste terminar o ano assim!”, lamentou uma servidora que preferiu não se identificar.

Procurada pela reportagem do Portal CNN, a secretária de Finanças de Tupirama, Nagyla Pollyanna F. Cruz, afirmou que os pagamentos dos servidores não foram feitos porque “infelizmente o município não tem dinheiro suficiente para fazer todo o salário de dezembro e acerto”. Ainda segundo ela, a atual gestão está deixando os valores empenhados, para que não aja risco dos funcionários não receberem na próxima administração.

A secretária municipal de Finanças também confirmou que integrantes do primeiro escalão foram demitidos e receberam a rescisão. Questionada sobre qual critério foi adotado para pagar justamente quem tem maiores salários, Nagyla Pollyanna F. Cruz afirmou: “Nenhum funcionário comissionado foi exonerado, será pelo outro gestor! Somente o primeiro escalão foi e esses sim receberam a rescisão. Seguimos a orientação do contador para proceder assim”.

A gestora não soube responder quantos servidores deixaram de receber seus salários, e disse que um relatório está sendo elaborado para ser entregue ao próximo prefeito de Tupirama, Ormando Brito (MDB), que assume o cargo nesta sexta-feira, 1º de janeiro de 2021.


 

VEJA TAMBÉM: