Em meio ao período de estiagem, altas temperaturas e queimadas, moradores de Pedro Afonso ainda precisam lidar com outro problema, o desabastecimento de água em alguns bairros da cidade. Descaso, irresponsabilidade, falta de respeito e indignação, são palavras que a advogada Elisângela Sallet Savedra usa para definir a situação que semanalmente ela e a família precisam lidar no bairro Aeroporto II.
A mulher que tem um bebê de 1 ano e nove meses, diz que antes o Sistema de Saneamento de Pedro Afonso (Sisapa), autarquia responsável pela prestação do serviço de abastecimento de água no município, falava que o fornecimento ficava comprometido por conta da temporada de praia, como esse ano não teve, a advogada relata que a desculpa é em relação ao consumo que aumentou durante o período seco.
“É um serviço essencial, que é garantido na constituição. Mas a população aceita essa situação pacificamente. É desrespeitoso. Não se tem uma cultura de exigir um direito constitucionalmente instituído. O que eu sei é que a Sisapa sempre tem uma desculpa. Em anos anteriores, era porque aumentava demasiadamente o consumo em razão do grande fluxo de turistas na cidade, pela temporada de praia. Agora, pelo que sei, a temporada de praia foi proibida. Então a desculpa é o aumento da demanda em razão dos dias de calor. Mas se há um aumento da demanda, deve haver um aumento da oferta. Reitero é um serviço essencial.”, diz a advogada.
A reportagem do Portal CNN também recebeu queixas de faltas d'água frequentes enviadas por moradores de outros setores, como o Centro, Bela Vista I e Santo Afonso. Os mesmos não quiseram ser identificados.
Sisapa
Por meio de nota o Sisapa confirmou o que Elisângela Sallet já espera como resposta, o aumento da demanda em meio ao período de estiagem tem causado as interrupções no abastecimento.
“O Sistema de Saneamento de Pedro Afonso (Sisapa) comunica, através deste, que a falta de água ocorrida em períodos pontuais e em alguns bairros da cidade, ocorre devido a sobrecarga do sistema durante o aumento de consumo neste período do ano. Como tempo seco e o crescimento da demanda, ocasionada pelo aumento do consumo de água, o sistema não tem conseguido suprir o abastecimento de forma contínua em alguns pontos.”, diz a nota enviada a reportagem do Portal CNN.
A autarquia também afirma que tem tomado as medidas necessárias para tentar sanar o problema. “O Sisapa informa que tem tomado todas as precauções possíveis para evitar os transtornos ocasionados pelas falhas no sistema e que sua equipe técnica faz o acompanhamento integral da distribuição em todos os bairros da cidade.”, finaliza a nota.