A Prefeitura de Pedro Afonso revogou, na sexta-feira, 16 de outubro, os decretos de número 127/2020 e 163/2020, expedidos nos dias 29 de maio e 23 de julho de 2020, respectivamente, que tratam de medidas restritivas para o combate ao Covid-19, entre eles, barreira sanitária, proibição de acesso às praias e a circulação de vendedores ambulantes na cidade. Clique aqui e confirma a íntegra do documento.
De acordo com o texto do decreto n.º 211/2020, assinado pelo prefeito Jairo Mariano (PDT), a decisão tem como base análises realizadas pelo Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 do município.
Com a nova determinação, fica liberados o acesso às praias e também a comercialização de produtos por meio de comerciantes ambulantes. De acordo com o subsecretario de municipal de Saúde, Daniel Rigoli, o novo decreto vem no momento em que o número de casos está em diminuição, da mesma forma que o número de casos ativos acompanha uma tendência nacional de queda de casos. “Por isso, a prefeitura avaliou possível haver a flexibilização de algumas normas”, afirmou Daniel ao frisar que caso haja aumento de casos, novas medidas podem ser decretadas.
Números
Conforme o boletim divulgado nesta segunda-feira, 19, pela Secretaria Municipal de Saúde, Pedro Afonso tem atualmente 48 pacientes com coronavírus em tratamento e 63 moradores são monitorados, e cumprem quarentena. Além disso, das 705 pessoas contaminadas, 647 pessoas já se recuperaram.