Fred Alves
Na primeria semana de dezembro, integrantes do Movimento Pró-BR-235 visitaram gabinetes de deputados federais e senadores da bancada tocantinense em Brasília (PDT). O intuito foi sensibilizar os parlamentares da importância da conclusão do trecho de 80 quilômetros da BR-235, entre Pedro Afonso (TO) e Alto Parnaíba (MA), bem como os trechos que faltam nos estados do Piauí e Bahia, além de agradecer o compromisso dos parlamentares já engajados com a causa, e buscar apoio dos que ainda não estavam imbuídos nesta luta.
Na ocasião, foram entregues adesivos da campanha BR-235 Já! e reafirmada a urgência de concluir a obra que será fundamental para o desenvolvimento da região.
Participaram das visitas o coordenador do Movimento Pró-BR-235, Ricardo Neves, os membros do grupo Willian Soares e Gylwander Peres, e ainda o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano (PDT), o prefeito eleito de Pedro Afonso, Joaquinzinho (PDT), e o prefeito eleito de Tupirama, Ormando Brito (MDB).
O grupo se reuniu com os senadores e deputados tocantinenses Eduardo Gomes (MDB), Professora Dorinha (DEM), Vicentinho Jr. (PL), Dulce Miranda (MDB), Célio Moura (PT) e Gaguim (DEM), e com o deputado federal maranhense Hildo Rocha (MDB). A esse último parlamentar foi solicitado que mobilizasse a bancada do Maranhão no Congresso Nacional a apoiar a conclusão da BR-235 235, aumentando assim a força do movimento.
Ricardo Neves explicou que as adesões ao Movimento Pró-BR-235 estão aumentando por conta do grande apoio do senador Eduardo Gomes, líder do governo Bolsonaro (sem partido) no Congresso Nacional, demonstrando a importância da rodovia para o estado do Tocantins, para o Matopiba e, sobretudo, para a questão estratégica do país em logística.
“Sabemos ainda que temos muitos desafios pela frente, mas a mobilização em torno da BR-235 está cada dia mais forte e conseguindo sensibilizar lideranças políticas, empresários, produtores rurais e a comunidade em geral”, disse o coordenador. Ainda segundo ele, o grupo articula a vinda do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para percorrer o trecho entre Pedro Afonso e Alto Parnaiba (MA).