Da Redação
Com 15 novos casos de Covid-19, Pedro Afonso chegou nesta quarta-feira, 2, aos 411 registros da doença desde a primeira confirmação na cidade no dia 11 de maio. O município já registrou oito óbitos por causa de complicações da doença e viu em agosto esse número subir 300%.
Do total de casos registros, a cidade já conta com 67,63% dos pacientes recuperados da doença, o que equivale a 278 pessoas, segundo aponta o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura da cidade.
SES
O boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) aponta que no ranking dos municípios tocantinenses com mais casos Pedro Afonso aparece na 15ª posição, com 413 registros. Já entre as 96 cidades do Estado que já tiveram pelo menos um óbito por consequência da doença, Pedro Afonso ocupa a 25ª colocação, com seis mortes.
Questionada sobre a diferença entre os números do boletim estadual e o municipal, a SES diz que “o banco de dados do Estado é dinâmico, em virtude do fechamento das investigações epidemiológicas, que alteram principalmente locais de residência dos casos positivos, trazendo modificações diárias no acumulado dos municípios e no total geral do Estado. Os dados consolidados neste boletim são referentes às notificações recebidas no último dia, que podem abordar resultados diagnosticados em dias anteriores e notificados posteriormente ao Cievs Estadual. Para manter a credibilidade dos dados contabilizados, os gráficos apresentam a distribuição de novos casos de acordo com a data do diagnóstico e não sua notificação, por parte dos municípios. Em cada edição, o boletim apresenta a distribuição dos novos casos também por este critério.”
Leia também:
Número de mortes por Covid-19 cresce em Pedro Afonso no mês de agosto; veja também dados de outros municípios da região