Gabriel Dias
Em agosto, a taxa de óbitos por complicações da Covid-19, em Pedro Afonso subiu 300% e o número de mortes saltou de 2 para 8, segundo os boletins epidemiológicos divulgados pela Prefeitura Municipal nas redes sociais. Já o número de casos da doença teve um crescimento de 167,56% durante o último mês e os diagnósticos positivos foram de 148 para 396 em 30 dias.
Pedro Afonso teve o primeiro caso de um morador infectado com a doença ainda em maio. Em julho, a cidade viu os números da doença saltarem de 13 para 147 naquele mês, ou seja um aumento 1.038,46%. Os registros de novos infectados em agosto caíram, se comparados aos números do mês de julho, por outro lado o número de mortes mais que dobrou.
Óbitos
Os dois primeiro óbitos na cidade foram registrados nos primeiros 10 dias de julho. No dia 5, o boletim epidemiológico confirmou a morte de um menino de 13 anos, com comorbidade associada, internado no Hospital Geral de Palmas (HGP), desde o dia 30 de junho. No dia 8 de julho, o município confirmou mais uma morte por conta de complicações da doença. Uma mulher de 90 anos, com comorbidades associadas, internada em um hospital privado no estado de Goiás desde o dia 28 de junho.
Passados exatos 30 dias depois da morte da idosa, o terceiro óbito foi confirmado no dia 5 de agosto, conforme boletim epidemiológico. Um homem de 36 anos, que estava internado em Palmas.
No dia 17 de agosto, pela primeira vez um boletim trazia duas confirmações de mortes no mesmo documento. O primeiro tinha registro do dia 16, um homem de 51 anos que estava internado em uma UTI em Palmas. O segundo óbito apontado no boletim era de um idoso de 72 anos, que morreu no Hospital Regional de Pedro Afonso, sendo a primeira por conta da doença de um morador da cidade dentro da unidade de saúde.
Em 21 de agosto, o boletim municipal trouxe mais três mortes por Covid-19 em Pedro Afonso. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os óbitos foram de uma mulher de 73 anos, um homem de 64 anos e um homem de 83 anos. As três pessoas faleceram no dia 20 de agosto. Sendo assim, entre os oito óbitos confirmados na cidade até 1º de setembro, seis foram do sexo masculino e duas mulheres. Metade tinha mais de 70 anos.
Apesar da Prefeitura de Pedro Afonso confirmar oito óbitos por conta da doença, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) aponta seis óbitos confirmados na cidade em seu último boletim divulgado nesta terça-feira, 1º de agosto. O documento também aponta quatro casos confirmados de Covid-19 a mais que os contabilizados pela prefeitura da cidade.
De acordo com a pasta, o banco de dados do Estado é dinâmico, em virtude do fechamento das investigações epidemiológicas, que alteram principalmente locais de residência dos casos positivos, trazendo modificações diárias no acumulado dos municípios e no total geral do Estado.
Pacientes recuperados
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, até esta terça-feira, das 396 pessoas que tiveram a doença, 267 já estão recuperadas.
Cidades
No dia 2 de agosto, a prefeitura de Tupirama divulgou o boletim epidemiológico da cidade que apontava 20 casos confirmados de Covid-19 e um óbito por conta da doença. No último dia 31 de agosto eram 74 registros positivos e duas mortes, de acordo com o boletim municipal. Os casos cresceram 270% entre os dias 2 e 31 de agosto, por outro lado, são 68 pessoas que já se recuperaram da doença no município.
De acordo com SES, a cidade de Santa Maria do Tocantins aparecia no dia 1 de agosto com apenas seis casos de Covid-19 e nenhum óbito por conta do vírus. Nesta terça-feira, o boletim da SES mostra que o município tem 25 pessoas que já testaram positivos para a doença e que duas perderam a batalha contra a doença. O crescimento de casos no mês de agosto é de 316,66%.
O Tocantins contabiliza 687 mortes por causa do novo coronavírus. Bom Jesus do Tocantins é uma das 43 cidades tocantinenses que ainda não registrou nenhum desses óbitos. O município iniciou o mês de agosto com 34 casos de Covid-19. Nesta terça-feira, o boletim da SES atualizou os números e a cidade tem 64 registros. O aumento de casos em agosto foi de 88,23%, menor índice entre as cidades citadas.