Cidades

POLÊMICA

Consumidores reclamam do valor da tarifa de água; Sisapa garante que cobrará média dos últimos 3 meses

30/09/2020 11h47 - Atualizado em 03/10/2020 10h27

Fred Alves


Desde o início desta semana, moradores de diferentes bairros de Pedro Afonso entraram em contato com o Portal CNN para reclamar do preço cobrado pela tarifa para abastecimento de água, referente ao consumo do mês de setembro. O serviço é prestado pelo Sistema de Saneamento de Pedro Afonso (Sisapa), autarquia municipal.
O aumento fez com que um grupo de aproximadamente 15 moradores do Setor Antônio Joaquim Pires Martins, conhecido como Portelinha, fosse à sessão da Câmara Municipal, na noite desta terça-feira, 29, reclamar do que consideram um aumento abusivo e pedir uma solução.

Um morador do bairro, que pagava a tarifa mínima residencial de R$ 28,00, contou que neste mês a cobrança foi de R$ 118,00. “Um absurdo, o valor praticamente quadruplicar. Precisamos saber por que aumentou tanto”, disse indignado ao pedir para não ter o nome divulgado.

“Não está certo. Tem pessoas que não tem condições de pagar esse valor, mesmo se tivesse consumido toda essa água cobrada. O preço dos alimentos está abusivo, agora a água sobe?”, questionou outra moradora, que também preferiu o anonimato.

Procurada pela reportagem do Portal CNN, a gestão municipal afirmou, em nota, que o Sistema de Saneamento de Pedro Afonso (Sisapa) identificou erros no período de algumas leituras e falhas no sistema de códigos de barras impressos nas faturas de setembro, e assegurou que as vias corretas podem ser acessadas pelo site da Prefeitura de Pedro Afonso – www.pedroafonso.to.gov.br, na Aba Sisapa –, ou solicitada diretamente no escritório do órgão, localizado no centro, no período das 7 às 11 horas.

A Prefeitura de Pedro Afonso ainda disse que não ocorreu aumento na tarifa de água e que o valor continua sendo aplicado de acordo com o último reajuste, feito em abril de 2019. “Portanto, nos casos em que a tarifa teve aumento expressivo serão calculadas as médias de consumo dos últimos três meses”, disse o governo municipal ao afirmar que o Sisapa “reafirma total interesse em resolver os casos dos cidadãos que se sentiram lesados e está disponibilizando canais para que todos sejam atendidos, de forma a garantir o compromisso em ofertar um serviço de qualidade a toda comunidade”.

A Prefeitura de Pedro Afonso ainda divulgou o telefone (63) 3466-1915 para quem quiser mais informações.

Leia também:

Falta d'água revolta moradores; Sisapa: aumento no consumo sobrecarrega sistema

 

VEJA TAMBÉM: