Gabriel Dias
Desde a manhã de 28 de agosto, tem circulado em um aplicativo de mensagens um áudio atribuído (clique aqui para ouvir) ao vereador de Pedro Afonso Breno Alves (PDT). Na gravação obtida pelo Portal CNN, o parlamentar diz que pode ajudar eleitores dos candidatos e candidatas ao cargo de vereador do município de Centenário, com demandas da saúde relacionadas ao Hospital Regional de Pedro Afonso (HRPA), graças a sua “acessibilidade” e “amizade” com a diretora da unidade, Azenath Correia Rodrigues Soares.
Questionado pela reportagem, o vereador Breno Alves confirmou a autoria do áudio e disse que não viu nada demais na gravação em que, segundo ele, se dispõe a ajudar as pessoas. “Qual o problema do áudio? Eu mandei o áudio e tenho realmente uma amizade com a diretora. Sempre que a gente precisa ela faz para todos. Não é só pra mim não. Sempre que precisa de atendimento ela vai lá, ela é preocupada, vai no quarto que a pessoa está e verifica se está tudo bem. Quando eu quis dizer que tenho uma amizade, veja bem, não falei influência, falei amizade, é porque a pessoa já vem doente, chega em um cidade diferente, ela tem que ser bem amparada. O que eu quis dizer foi isso, a atenção que ela tem. Não só com pacientes que vão para lá que eu peço para ela ter uma atenção redobrada, mas sim com todos. O trabalho que ela faz é de qualidade, dignidade e responsabilidade. Quando eu falei disso no áudio foi em relação as pessoas de Centenário que viessem para Pedro Afonso não iam ficam desamparadas, pois a Azenath é uma pessoa atenciosa.”, comentou o parlamentar, que é candidato à reeleição.
No áudio, o parlamentar cita que pode ajudar os vereadores que estão ao lado da chapa a ser formada pela pré-candidata a prefeita Francisca Figueiredo (PSD) e o pré-candidato a vice Rogério Farias. O Portal CNN apurou que Breno Alves é primo de primeiro grau de Rogério e questionou se por acaso os eleitores não votassem na candidata do seu primo, a atenção seria a mesma.
“Sim, sim. A gente estava em uma discussão política, Centenário eu conheço todo mundo. Morei lá até meus 12 anos de idade. Sempre estou lá, a família do meu pai é de lá e para saúde eu não nego. Meu trabalho é mais voltado para saúde e a saúde é essencial na vida do ser humano. Sem saúde ninguém não é nada, daí eu vou negar a ajuda a uma pessoa só porque ele não vota na Francisca? Eu vendo que eu posso ajudar eu não nego. Saúde eu não nego.”, afirmou, ao dizer que falou sobre sua amizade com a diretora do HRPA por conta que é um vereador que sempre visita o hospital para verificar as demandas que a unidade tem.
Comentário infeliz
Procurada pela reportagem do Portal CNN, Azenath Correia acredita que o comentário do vereador Breno Alves pode ter sido tirado do contexto, segundo ela, de toda forma ele foi infeliz na declaração. “Acredito que a fala do vereador foi infeliz. Mas a gente não sabe do contexto da conversa também. Acredito que ele quis reforçar que por aqui não temos exceção. É um momento político e as palavras podem ser interpretadas de formas diferentes. Mas deixo claro que não sou política. Da porta para fora podemos ser o que quisermos, mas dentro do serviço público precisamos tratar todos de forma igual. Tenho 10 anos dentro desse hospital e sempre na busca por um atendimento qualificado para todos os moradores da nossa região. A porta da minha sala está aberta.”, ressaltou.
Integra do áudio
“Eu quero me colocar aqui a disposição aqui dos candidatos a vereadores e vereadoras do lado da Francisca Figueiredo, Rogério, vice. Alguma coisa na questão de saúde do Hospital de Pedro Afonso, a gente tem uma acessibilidade e uma amizade com a diretora Azenath e o que precisar em questão de saúde e tiver ao meu alcance eu me coloco a inteira disposição. Não só em Pedro Afonso, mas em Palmas, também através do gabinete do Olyntho Neto e o que precisarem aí o pessoal que estiver acompanhando a Francisca Figueiredo eu estou a disposição. Os vereadores que precisarem com as demandas dos eleitores e os eleitores que me procurar também.”