Cidades

EM NOTA

Prefeitura de Pedro Afonso comenta reportagem sobre avanço da Covid-19

20/07/2020 11h27 - Atualizado em 23/07/2020 08h42

Gabriel Dias

Na segunda-feira, 20 de julho, a Prefeitura de Pedro Afonso soltou uma nota de esclarecimento com críticas à reportagem do Portal CNN. Segundo a prefeitura, a matéria que teve produção embasada em falas e respostas da própria administração, intitulada “Com a curva da Covid-19 em ascensão na cidade, secretária da Saúde de Pedro Afonso diz que número de casos pode duplicar e pede colaboração”, foi escrita de forma superficial.

“O texto em questão, elaborado pelo jornalista por meio de entrevistas e resposta às solicitações feitas a esta secretaria, traz de maneira superficial os esclarecimentos dados pela secretária municipal de saúde sobre o aumento do número de casos, bem como das medidas e ações executadas pela secretaria. Há, também, um equívoco em algumas palavras, como o uso na expressão “graça”, que em nenhum momento foi mencionado tanto nos textos como as entrevistas dadas para ao jornal.”

Na matéria publicada no site do jornal, em 17 de julho, é abordada uma declaração da secretária municipal de Saúde, Dilvana Peres, sobre a retirada da barreira sanitária e o aumento do número de casos. A titular da pasta afirmou que o sistema não trouxe o resultado esperado e que o aumento de casos na cidade não se dava pela chegada de caminhoneiros e sim por pessoas de fora que visitavam Pedro Afonso.

A mesma resposta foi dada pela administração em outra solicitação do Portal CNN, em matéria publicada no dia 16 de julho, com o título “Pedro Afonso registrou aumento de 34 novos casos de Covid-19 na primeira quinzena de julho”. Nessa matéria a resposta foi: “A barreira sanitária mostrou um efeito positivo em todos os âmbitos possíveis, desde a segurança pública até a segurança alimentar, porém mesmo com a barreira instalada foi observado um aumento dos casos dentro de Pedro Afonso, não causado por caminhoneiros ou outros veículos, mas sim por pessoas que estavam vindo para encontrar seus parentes. Proibir a entrada de pessoas é anticonstitucional, é um direito de todos o ir e vir, diferente do que muitos pensam. Por essa avaliação e uma certa falta de consciência da população que insiste em fazer festas de famílias e ainda convidar familiares de locais com grandes números de casos positivos, foi encerrada a barreira para se iniciar uma atividade mais próxima da população.”

Em outro momento, a prefeitura chegou a dizer e publicar em seu site oficial que o resultado da barreira em um espaço de dez dias tinha sido positivo, porém dias depois retirou o sistema.


Nota na íntegra da Prefeitura de Pedro Afonso
A Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem por meio desta nota, esclarecer ao Jornal Centro-Norte Notícias, as informações sobre a matéria, intitulada “Com a curva da Covid-19 em ascensão na cidade, secretária da Saúde de Pedro Afonso diz que número de casos pode duplicar e pede colaboração”, publicada pelo jornalista Gabriel Dias no dia 17 de julho.

O texto em questão, elaborado pelo jornalista por meio de entrevistas e resposta às solicitações feitas a esta secretaria, traz de maneira superficial os esclarecimentos dados pela secretária municipal de saúde sobre o aumento do número de casos, bem como das medidas e ações executadas pela secretaria.

Há, também, um equívoco em algumas palavras, como o uso na expressão “graça”, que em nenhum momento foi mencionado tanto nos textos como as entrevistas dadas para ao jornal.

Acreditamos na credibilidade do Portal CNN e temos, durante os últimos anos e principalmente nesta pandemia, estreitado os laços, pois compreendemos a relevância da informações para que possamos conseguir diminuir o contágio pelo novo Coronavírus, entretanto, no texto em questão, tendo em vista todo o material solicitado pelo jornal e que poderia ter sido usado para informar a população com a máxima clareza, há uma distorção de alguns dados fornecidos.

É compreensível a abordagem de um texto jornalístico baseado em uma análise crítica sobre as ações de combate ao Covid-19, entretanto é necessário que esta analise avalie os fatos como realmente são, olhando todos os contextos e não sendo tendenciada a uma visão simplista e pouco esclarecedora.

No texto, cita-se assuntos como testagem, barreira sanitária, fatos que foram esclarecidos de forma detalhada ao jornal, por meio das solicitações expedidas, mas que, na narrativa, constrói um cenário totalmente diferente ao leitor, principalmente ao mais leigo, deixando de citar, como foi encaminhado ao jornal, o motivo pelos quais algumas ações foram alteradas e quais as novas ações estão sendo realizadas em sua substituição. Além da diferenciação sobre as testagens, e a jurisprudência do município e estado, que também foram detalhadas nas respostas dadas a redação do jornal.

Queremos, aqui, unir forças para levar o máximo de informação a nossa população e por isso, a Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê Estratégico de Combate ao Covid-19, de solicita que o texto seja reeditado contendo, na íntegra, as informações repassadas ao jornal e que atenderam aos questionamentos da redação deste portal.

Sem mais para o momento, agradecemos pela atenção e nos despedimos.


Nota da Redação
O Portal CNN é responsável e honesto com os leitores que podem tirar suas conclusões pelas falas das autoridades. Nossa intenção  foi e será sempre contribuir informando de maneira responsável para diminuir a proliferação da Covid-19 em Pedro Afonso e nos demais municípios onde atuamos. Temos trabalhado arduamente para conscientizar nossos leitores. 

Sempre pautamos nossa conduta de forma ética e transparente. O combate a desinformação é uma tarefa árdua e que o portal faz todos os dias. O espaço sempre é aberto que todos os lados se posicionem e relatem suas versões, sem superficialidade. 

Fred Alves - Editor-chefe do Centro-Norte Notícias/Portal CNN 

VEJA TAMBÉM: